O Município de Jaraguá do Sul, por meio do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, iniciou a elaboração do fluxo e protocolo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência.
Nesse processo de implantação do fluxo e protocolo, será viabilizado aos profissionais que compõem a rede de atendimento dos diversos segmentos (saúde, educação, assistência social, dentre outros), a capacitação para Entrevista da Escuta Especializada, que acontecerá nos meses de março e abril, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM. As instituições e organizações convidadas indicaram os seus representantes para participarem desta qualificação.
A capacitação sobre a entrevista de escuta especializada contemplará aulas presenciais que incluem o debate teórico acerca das legislações, boas práticas para atenção a crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência e conceitos iniciais sobre desenvolvimento humano, bem como discussão de casos práticos e simulação do processo de entrevista por todos os participantes.
Ao todo serão capacitados 200 profissionais, em quatro turmas, sendo limitado a participação de no máximo 50 pessoas por oficina de conteúdo específico e simulação. O local de realização dos encontros será o campus da Unisociesc – Jaraguá do Sul Park Shopping.
Dado a importância e interesse nesse tema, o Comitê espera que em breve possa ampliar e promover nova capacitação, envolvendo mais profissionais da rede de atendimento às crianças e adolescentes.
As datas e horários estão assim distribuídos:
CRONOGRAMA DAS OFICINAS
Oficina 1 – 28 e 29 de março, das 8 às 17h
Oficina 2 – 30 e 31 de março, das 8 às 17h
Oficina 3 – 03 e 04 de abril, das 8 às 17h
Oficina 4 – 19 e 20 de abril, das 8 às 17h