Cinco produções cinematográficas brasileiras compõem a programação deste mês do CineSesc, que começou ontem e segue até sexta-feira (8). A iniciativa traz uma semana de exibições gratuitas de longas que estão fora do circuito comercial das salas de cinema e que abordam temas polêmicos, provocando a reflexão dos espectadores.
A semana de cinema começou ontem com a sessão do filme Super Nada, que conta a história de Guto, um artista de rua e aspirante a ator que sonha em um dia ser reconhecido pelo seu trabalho. Hoje (5), a sala de cinema, montada no Teatro do Sesc, será ocupada por aqueles que quiserem assistir Insubordinados. Dirigido por Edu Felistoque, o filme narra a trajetória de Janete, que acompanha o pai internado em dias monótonos dentro do hospital e decide escrever para passar o tempo.
As sessões seguem na quarta, quinta e sexta-feira, sempre com início às 20 horas, com os filmes Elena, Cidade Cinza e O Som ao Redor, respectivamente. Todas as sessões são gratuitas e não é necessário retirar os ingressos com antecedência. O Sesc fica na rua Rua Jorge Czerniewicz, número 633. Mais informações pelo telefone (47) 3275-7800.
Programação:
Hoje (5) – Insubordinados
Janete (Sílvia Lourenço) está sempre em um hospital, onde acompanha a internação de seu pai, um coronel aposentado da Polícia Militar, que está inconsciente. Ela ocupa as horas ociosas escrevendo seu primeiro romance, uma história policial influenciada pelos relatos do próprio pai quando era mais jovem. Aos poucos as pessoas que ela conhece em sua monótona rotina ganham vida também nas páginas do livro em formação, de acordo com a imaginação da autora. Classificação: 16 anos.
Amanhã (6) – Elena
Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e Petra, a irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para a cidade em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. Petra percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Este foi o documentário mais visto em 2013 somando cerca de 60 mil espectadores nos cinemas. Classificação: 14 anos.
Quinta-feira (7) – Cidade Cinza
No ano de 2008, a prefeitura de São Paulo iniciou uma política de limpeza urbana pintando de cinza todos os muros que tivessem pichações. Entretanto, também foram apagados diversos grafites feitos por artistas, como a dupla OsGemeos. O filme aborda questões relacionadas à cidade, arte de rua e ocupação do espaço público. Classificação: 14 anos.
Sexta-feira (8) – O Som ao Redor
A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho. Classificação: 16 anos.