Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pequeno mamífero encara uma das cobras mais perigosas do mundo

Foto: reprodução redes sociais

Por: Elisângela Pezzutti

01/03/2023 - 11:03

Na África do Sul, a guia de campo Ankia Pusey, de 35 anos, dirigia pelo Parque Nacional Kruger durante um safári, quando avistou uma cobra mamba-negra, considerada uma das serpentes mais venenosas do mundo, atacando um mangusto, um mamífero carnívoro com muita habilidade para caçar animais perigosos, incluindo as serpentes.

Ela conta que o dia estava calmo e que parou o veículo para observar a movimentação dos pássaros, que pareciam ter sido perturbados por alguma coisa. “Nesse momento percebi que era uma cobra, e vimos a grande mamba-negra entre folhas e galhos. De repente o mangusto foi em direção à cobra”, contou a guia.

“O mangusto mordeu a cobra e saiu correndo. A mamba então se moveu para o topo do arbusto e ficou lá. Depois ele voltou e mordeu a mamba uma segunda vez. Os ataques duraram cerca de 30 minutos”, relata.

Ela continua contando que a serpente já estava exausta e que o mangusto se afastou do local. Então foi a vez dos pássaros atacarem a cobra, que saiu em busca de um local mais seguro.

A guia conta ainda que, na maioria das vezes, os mangustos matam a cobra. “Nunca saberemos porque o mangusto deixou a cobra depois de cerca de uma hora. Talvez fosse um mangusto fêmea com filhotes na área, e que só queria ter certeza de que os filhotes estariam seguros”.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.