Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Redução na jornada será votada por 11 mil trabalhadores da WEG

Todos os trabalhadores da WEG em Jaraguá do Sul serão atingidos com as medidas aprovadas na próxima segunda-feira - Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

26/05/2016 - 04:05 - Atualizada em: 30/05/2016 - 09:44

Mais 11 mil funcionários da empresa WEG deverão votar na próxima quarta-feira a proposta de diminuição na jornada de trabalho e em salários. O acordo, mediado pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, retém as demissões reduzindo em 9,33% a carga-horária e 7% da remuneração, pelo prazo de três meses.

As unidades Motores, Automação, Transmissão e Distribuição, Tintas e Corporativo irão avaliar a proposta com intervenção do sindicato de categorias diferentes. Todos os 13,7 mil colaboradores da empresa na região serão atingidos.

Em comunicado oficial, a empresa disse que a redução de jornada tem como objetivo enfrentar a diminuição na demanda nos segmentos mais afetados pela deterioração das condições econômicas brasileiras. O diretor de Recursos Humanos, Hilton José da Veiga Faria, afirmou que outras frentes para redução de despesas e aumento de produtividade estão em andamento para preservar as equipes.

Para um trabalhador com salário médio operacional de R$ 1,6 mil, o desconto de 7% significará R$ 112 a menos ao fim do mês. O recolhimento do Fundo de Garantia (FGTS) também diminui, mas o presidente do sindicato, Silvino Volz, destaca que não há incidência sobre o décimo terceiro e férias.

Medidas semelhantes estariam sendo negociadas com outras empresas como a Argi Carrocerias, Metalúrgica Sipaca, HC Hornburg e Artama, afirma o presidente. “O principal objetivo dessa negociação é preservar o máximo possível de empregos. Em pouco mais de um ano perdemos 3,6 mil postos de trabalho na região”, destacou.

Com o pior desempenho diante da crise, segundo a WEG, a unidade de Energia aprovou na quarta-feira, por 82%, uma redução mais incisiva. Dos cerca de 1,6 mil funcionários, 1,3 mil concordaram em descontar 13% do salário e 17% da jornada. A primeira paralisação acontece no próximo dia 3 de junho e segue por 12 semanas, sempre na sexta-feira, até setembro.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação