Faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, a musicista e Comendadora da Cultura de Blumenau Bia Passold, 59 anos. O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, decretou luto oficial de três dias e a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) colocou a meio mastro a bandeira do município, em sinal de respeito. A pasta também organzia uma homenagem póstuma a ser realizada na abertura da primeira temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), programada para 9 de março.
Beatriz Veridiana Pasold iniciou os estudos musicais em 1968, no Jardim Nazaré, frequentando as aulas de flauta doce aos sábados, com o pastor da comunidade. A partir da década de 1970, começou a estudar na Escola Básica Municipal Anita Garibaldi e, além da flauta, iniciou também os estudos de violão.
Em 1978, em sua entrada no ensino médio no Colégio Pedro II, conheceu o professor da fanfarra Rubens Braun que a convidou para participar e aprender música. Depois de algumas conversas com a direção e APP, no dia 5 de maio de 1993, foi fundada a Fanfarra Simples Marcial com 35 integrantes, sob a regência da professora e maestrina Bia Pasold até 2011. Em setembro de 2018, recebeu a honraria de Comendadora da Cultura, homenagem em reconhecimento ao trabalho com a comunidade.
Atualmente, Bia atuava como coordenadora dos projetos de Musicalização Infantil e Instrumental Bandas e Fanfarras, na Secretaria Municipal de Educação. Também era conselheira governamental no Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau.
A professora será lembrada com carinho por sua atuação na cultura e na música. “A vida de Bia Passold foi dedicada à educação e cultura da nossa cidade. Fará muita falta. Dia muito triste para Blumenau”, comentou o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Ramos, ao receber a notícia.
O velório ocorre na Capela do Cemitério da Itoupava Alta e o sepultamento está programado para esta quinta-feira (9), a partir das 8h no Cemitério Itoupava Alta (Rua Dr. Pedro Zimmermann, 12405, no bairro Itoupava Central).
Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.