Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Entenda como a Netflix vai bloquear os compartilhamentos de contas dentro da plataforma

Foto: Pixabay

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

02/02/2023 - 10:02 - Atualizada em: 02/02/2023 - 10:43

A Netflix não vai mais permitir o compartilhamento de contas. A plataforma de streaming divulgou na terça-feira (1) que irá bloquear o compartilhamento de contas de usuários que não moram no mesmo endereço. Com essa nova política, que já foi adotada nos Estados Unidos, será exigido que os aparelhos estejam conectados no mesmo Wi-fi pelo menos uma vez a cada 31 dias para garantir o acesso. Por enquanto essa novidade ainda não tem data para ser aplicada no Brasil.

Essa mudança já vinha sendo estudada pela plataforma, porém seria cobrado apenas um adicional para os perfis extras de cada conta. Essa função até chegou a ser testada em alguns países. Mas na nova política não é mencionado sobre essa taxa, vai direto para o bloqueio das contas.

Como vai funcionar os bloqueio de contas

Foi informado pela empresa que a nova função será apenas para restringir os perfis que não moram na mesma casa que o dono da conta. Para que isso seja colocado em prática, a plataforma vai definir a chamada “residência Netflix”, que consiste em um cruzamento de dados como endereços de IP, atividade da conta e IDs dos aparelhos usados pelos moradores. Assim é possível ter um controle de quais os dispositivos são confiáveis e em quais redes eles se conectam.

Os acessos que aconteceram fora desse padrão serão classificados como suspeitos e o uso será bloqueado. Para que o perfil não seja restrito será preciso conectar na rede que pertence a “residência Netflix” pelo menos uma vez por mês.

O que fazer se o perfil for bloqueado

O usuário que tiver o perfil bloqueado com esse novo funcionamento deverá entrar em contato com a própria Netflix. Diante disso, será preciso acionar o suporte da plataforma para que o aparelho seja desbloqueado.

Pensando em não prejudicar os usuários que compartilham contas, a Netflix criou há algum tempo atrás a possibilidade de transferir os perfis de uma conta para outra. Desse modo, a empresa incentiva o público a assinar o serviço levando seus dados para o uso da nova conta.

Mas em viagens, como funciona a nova política?

Em casos de usuários que acessarem a Netflix em outro aparelho durante uma viagem ou caso tenham mais de uma casa, a plataforma pode solicitar um código temporário para usar a conta nesses novos dispositivos e redes.

Desse modo, quando o usuário tentar fazer o primeiro acesso, a empresa enviará um e-mail para o endereço que estiver cadastrado com um código que deve ser inserido no dispositivo. Assim, o aparelho será liberado durante sete dias.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).