Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Defesa Civil: terremoto na Argentina causa tremor em Santa Catarina

Foto: Mauricio Vieira / Secom

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

25/01/2023 - 11:01 - Atualizada em: 25/01/2023 - 11:23

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina esclarece que o tremor sentido em Chapecó nos últimos dias foi uma reverberação de um terremoto ocorrido na Argentina. O fenômeno atingiu magnitude 6,4 na Escala Richter e aconteceu na última sexta-feira (20) na região de Campo Gallo.

Na terça-feira (24) moradores do município relataram que sentiram um tremor de terra por volta das 16h. Trabalhadores até chegaram a sair de um prédio de forma preventiva. Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Valter Luciano Hüning, não teve feridos ou danos estruturais.

Foto: Defesa Civil

“Eu estive em quatro edificações em pontos distintos da cidade. Em torno de 150 a 170 pessoas fizeram esse relato da sensação de tremor. Foi sentida em edificações de médio porte em pontos altos da cidade”, afirmou Hüning.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Nada foi interditado. Foram avaliadas as edificações, estão sem fissura, sem dano, nem quebra de vidraças. Foi avaliada a segurança e liberado para o retorno”, continuou o coordenador.

De acordo com a Defesa Civil, a reverberação demora alguns dias para ser sentida, por isso foi percebida nesta semana em Chapecó. O Bairro Santa Maria, nas proximidades do Hospital Regional do Oeste (HRO), foi um dos locais onde mais se percebeu o evento.

O terremoto da Argentina foi consequência de duas placas tectônicas convergentes, ambas em constante movimento, as quais estão localizadas no mar, próximo à Argentina e ao Chile.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil reforça que está monitorando a situação e informa que não há nenhum perigo para a população local.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).