Estamos rodeados de informações, de conhecimento, de “experiências”. Vivemos uma era em que acessamos qualquer coisa quase que instantaneamente e é possível saber tudo com apenas um clique.
Precisamos ficar atentos ao fato de que o mercado vai gerando suas culturas, criando realidades de acordo com interesses ou demandas comerciais ou ideológicas. E com o poder que possui de disseminação através das mídias, consegue cristalizar verdades muitas vezes sem uma fundamentação sólida.
O importante é saber que toda narrativa depende do Locutor. E o locutor pode, através das crenças dele, das “experiências” dele, criar crenças em você. A Cinesiofobia (medo de se movimentar) está muito mais presente na vida das pessoas do que imaginamos e está destruindo a saúde delas. O corpo não é tão frágil como falam por aí, e não quebra.
Mesmo que muitos ainda insistem em dizer que não tem mais nada a ser feito, que é caso cirúrgico, ou que é para se acostumar com a dor, percebe-se nessa afirmação, que em nenhum momento foi indicado alternativa.
Você percebe que existem outras possibilidades além de uma única narrativa? Na maioria das vezes, alternativas em longo prazo, mas com resultados eficientes e eficazes. O corpo humano é uma “máquina”, complexa e estruturada, feita para o movimento.
Nossa capacidade de controlar os movimentos está intimamente ligada à nossa capacidade de percepção. Essa percepção, muitas vezes pouco experimentado por ser um corpo hipocinético, ou seja, com pouco movimento.
Todo movimento é um experimento. Temos uma hipótese e realizamos. Se este movimento foi um sucesso, aprendemos um novo caminho. Se ele não saiu como esperado, nosso sistema nervoso vai corrigir a cada nova tentativa. Por esse motivo que sim, deve ser indicado exercício físico qualificado.
Tentativas para que o corpo aprenda e entenda como se movimentar. Não importa a idade para começar, mas claro que um corpo com muito mais história, levará mais tempo para se adaptar. Por isso que fazer exercício no modo automático não funciona.
Funciona apenas para as máquinas que não são humanas. Procure realizar exercícios que você goste o suficientemente para se concentrar, focar a sua atenção e confiar em todas as novas sensações que irão surgir a cada repetição realizada. Esse é o segredo para ter longevidade e saúde. Não conspire contra você mesmo. Inspire saúde.
Não se sobrecarregue, recarregue suas forças, recarregue sua energia, recarregue o seu entusiasmo. Seja um cético saudável. Não procure informações em apenas uma narrativa, pesquise, se informe, se dê uma chance e confie que é possível fazer diferente.