Iniciou nesta segunda-feira (9), a colônia de férias nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Criciúma. Até o dia 27 de janeiro, durante o recesso escolar, crianças e adolescentes dos núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) terão atividades de aprendizado, lazer e diversão no Cras Tereza Cristina.
Neste polo, estão concentrados os inscritos dos bairros Vila Miguel, Santa Luzia, Tereza Cristina, Santa Luzia, Cristo Redentor, Vida Nova, Próspera e Renascer. As atividades acontecem em dois períodos: pela manhã, das 8h30 às 12h e a tarde, das 12h às 16h. Ao todo, estão cadastrados 107 participantes, sendo 56 no período da manhã e 51 a tarde. O transporte será realizado por veículos disponibilizados pela Afasc.
Segundo a orientadora social do Cras Tereza Cristina, Valesca Elias Beker, as atividades durante a colônia de férias serão diferenciadas das que já acontecem diariamente nos Centros de Convivência. Serão oferecidos lanches, jogos, atividades lúdicas e brincadeiras como banho de chuveirão, futebol, cama elástica, entre outros passatempos.
“Como temos inscritos de seis a 17 anos, organizamos um cronograma com atividades diversificadas, divididas por idade. Tudo foi preparado para receber todos com muita diversão e descontração”, ressaltou.
De acordo com o secretário de Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira, é uma opção saudável para os pais que não têm onde deixar seus filhos durante as férias escolares.
“Este serviço oferecido no período das férias tem o objetivo de proporcionar atividades atrativas para as crianças e adolescentes, além de prevenir a ocorrência de situações de risco social ou violação dos direitos e trabalho infantil. Neste período, os pequenos têm a oportunidade de interagir com os colegas e aproveitar as férias com muitas brincadeiras”, afirmou.