Waldemar Grubba é a rua de Jaraguá do Sul com maior número de acidentes em 2018

José afirma que os acidentes acontecem principalmente quando há filas no horário de pico | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

25/05/2019 - 05:05

rua que concentra o maior número de acidente em Jaraguá do Sul ainda é a avenida Prefeito Waldemar Grubba. Um levantamento feito pelo 14º Batalhão de Polícia Militar, a pedido do OCP, aponta que, em 2018, foram registrados 212 acidentes na via, dez a menos do que no ano de 2017, quando foram registradas 222 ocorrências.

José de Souza, 56 anos, trabalha como chapa no início da avenida há cerca de seis anos e viu muitos acidentes no local. Para ele, é preciso duplicar a BR-280 para evitar o acúmulo de veículos na ponte no limite entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, no bairro Centenário.

“Esse acúmulo de veículos acontece no horário de pico e piora nos dias de chuva. Essa é uma pista de escoamento e é necessária a duplicação, principalmente por ser o principal acesso e saída de uma cidade de progresso”, destaca Souza.

A segunda do ranking é a rua Walter Marquardt, que passa pelos bairros Vila Nova, Barra do Rio Cerro e Barra do Rio Molha. Foram registrados 113 acidentes no ano passado.

O frentista Irineu Wanderlinde, de 59 anos, trabalha em um posto e destaca o excesso de velocidade dos veículos que trafegam pela via.

Rua Walter Marquardt é a segunda colocada no ranking | Foto: Fábio Junkes/OCP News

“De vez em quando a gente vê algum acidente e a causa principal é o excesso de velocidade. Eu acho que os motoristas tem que cuidar mais da imprudência. Muitos motoristas não respeitam nem a faixa de pedestres”, lembra.

A terceira via com mais acidentes é a Roberto Ziemann, no bairro Amizade, com 109 acidentes registrados no ano passado. Gerente de um posto às margens da via principal do bairro, Sandro Stica, 37 anos, comenta que a maior parte dos acidentes ocorre nos horários de pico e por imprudência.

 

 

“Normalmente, os acidentes ocorrem nos horários de bastante movimento. De repente um corta a frente do outro motorista. Quando tem fila por causa do sinaleiro da ponte, ocorrem muitas colisões traseiras”, conta.

Terceira colocada na lista, rua Roberto Ziemann é a principal do bairro Amizade | Foto Fábio Junkes/OCP News

Vias de grande movimentação

O comandante da 1ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar, capitão Antonio Benda Rocha, destaca que as ruas com o maior índice de acidentes em Jaraguá do Sul costuma se repetir ano a ano, com a exceção de uma ou outra que acaba ficando de fora.

A soma dos sinistros registrados nas dez primeiras colocadas no ranking representam 35% dos acidentes 2.965 ocorridos em 2018 em Jaraguá do Sul. Benda observa que a avenida Waldemar Grubba, que atravessa os bairros Centenário, Vila Lalau e Baependi, se mantém sempre no topo da lista.

“O que motiva esses números nessas vias é que elas são o principal acesso a alguns pontos estratégicos da cidade, como o Centro e os principais bairros. Naturalmente, essas ruas vão ter um maior fluxo de veículos”, salienta Benda.

O capitão da PM lembra que a avenida Waldemar Grubba, primeira colocada, e a rua Presidente Epitácio Pessoa, sétima colocada, são teoricamente parte da BR-280. A construção do contorno rodoviário deve diminuir o número de acidentes nessas vias.

Falta de atenção

As condições das vias e a sinalização não são o que mais causam acidentes. De acordo com Benda, 74% das ocorrências é causada pela falta de atenção dos motoristas. Um dos grandes vilões dessa história é o celular, um dos alvos da campanha Maio Amarelo na cidade.

“Esses acidentes são resultantes de um comportamento indevido do motorista, do ciclista, do motociclista ou do pedestre. Hoje, as pessoas usam o celular como uma extensão do corpo e tem um dia muito acelerado. Com isso, acabam não dando a atenção devida a questões de segurança”, explica Benda.

Para o oficial da PM, além de não usar o celular enquanto conduz os veículos, os motoristas precisam respeitar as regras de sinalização. “Os condutores precisam trafegar na velocidade permitida na via, sempre respeitando as faixas de pedestres e semáforos”, afirma.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?