Após incidentes, Prefeitura inclui troca de quatro figueiras do Centro no projeto de revitalização da cidade

Por: OCP News Jaraguá do Sul

28/07/2017 - 19:07

A Prefeitura de Jaraguá do Sul vai retirar quatro figueiras localizadas na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro, neste sábado (29). O trabalho da Secretaria de Obras é uma das ações de arborização do programa Jaraguá em Ação. Localizadas na frente do Colégio Marista, as árvores plantadas na década de 60 agora representam riscos e prejuízo para a população. Depois da retirada, a Secretaria de Obras vai colocar plantas da espécie extremosa (vide foto abaixo) no local, continuando o trabalho de plantio de mudas naquela via que iniciou-se neste mês de julho.

Foto: Divulgação

De acordo com o secretário de Obras, Onésimo José Sell, um estudo apontou que as raízes não aguentam mais o peso das figueiras. “O maior problema foi a falta de controle dessas árvores. Não houve um manejo correto das podas. Não há como replantar essas figueiras, porque o raio de alcance das raízes é muito grande e poderia causar danos nas edificações”, conta Onésimo.

Onésimo explica que há um histórico em que as árvores causaram problemas no calçadão. Após um vento forte em novembro de 2015, duas árvores caíram e acabaram causando prejuízos para os comerciantes e munícipes.

Árvore foi arrancada pelo vento em Jaraguá do Sul | Foto Dorli Raasch/Divulgação

Foto Divulgação

As plantas que serão retiradas apresentam um risco iminente para a população. “Isso tudo sem falar na tubulação que fica próxima. As raízes acabaram entupindo toda a rede pluvial, que precisa ser substituída em breve”, revela.

Raiz de uma das árvores compromete 50% da calçada no local

Levi Bento Motta tem uma padaria no local em que serão retiradas as árvores. De acordo com ele, é comum que pessoas idosas caiam por causa do desnível causado pelas raízes das árvores. “Segundo os órgãos de Prefeitura, há um risco de queda dessas árvores. Nós vamos entrar em um período em que há muitos temporais. Apesar de não gostar da ideia de cortar uma árvore, eu acho que elas causam um grande risco para as pessoas”, explica, ao contar que aquele ponto começou a alagar após as raízes tomarem conta da tubulação.

Plantio com planejamento 

Foto Cláudio Costa/OCP

Desde o início de julho, foram implantadas mais de 500 mudas de árvores e arbustos. Segundo a Secretaria de Obras, plano é, até o fim do ano, plantar 3 mil novas árvores em Jaraguá do Sul. Além da avenida Marechal Deodoro da Fonseca, as ruas José Leier, Venâncio da Silva Porto, no bairro Nova Brasília; Bernardo Dornbusch, no bairro Baependi; e Antônio Radtke, no bairro Ilha da Figueira; foram arborizadas.

Trânsito interditado
Para executar o serviço de retirada das árvores, a Secretaria de Obras vai interditar a avenida Marechal Deodoro da Fonseca neste sábado (29), das 13h às 18h. No domingo (30), a interdição será feita em meia-pista a partir das 8h. A interdição será feita na quadra entre as ruas João Marcatto e Domingos Rodrigues da Nova.