Trabalhadores recuperam trilhos danificados por eixo de trem em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/09/2017 - 13:09 - Atualizada em: 19/09/2017 - 13:30

Funcionários da Rumo ALL, empresa concessionária da ferrovia, trabalham na recuperação dos trilhos em Jaraguá do Sul. A manutenção foi necessária depois dos estragos no asfalto e na linha férrea causados pelo descarrilamento do eixo de um dos vagões da composição que atravessava o Centro na tarde deste sábado (16). O vagão foi arrastado por mais de um quilômetro e parou nas proximidades do supermercado Fort Atacadista, no Baependi.

Diversas ruas dos bairros Baependi e Vila Lalau, na extensão entre o supermercado e a empresa Marisol, ficaram interrompidas pelo trem. O acidente ocorreu por volta das 12h30 e assustou moradores e pessoas que passavam pela região principalmente pelo barulho e o estrago no asfalto das passagens de nível. Equipes da Rumo ALL foram enviadas para o local para fazer o encarrilhamento do vagão. Por volta das 16h, quatro vagões, incluindo o que causou a parada do trem, foram deixados para trás e a composição foi liberada.

Segundo a Rumo ALL, os vagões que ficaram parados foram retirados ainda no fim da tarde de sábado. Em comunicado, a empresa ressalta que todas as providências foram tomadas imediatamente para o restabelecimento do fluxo do transporte ferroviário, e que os trabalhos foram finalizados por volta das 17h30 de sábado. Ainda de acordo com a concessionária, uma sindicância foi aberta “para apurar as causas do descarrilamento e já está providenciando a revitalização do local onde ocorreu o incidente”.

Asfalto ficou danificado pelo eixo de que deslocou de um dos vagões, além do ruído que assustou os moradores da região | Foto Fábio Junkes/OCP

A assessoria de imprensa da Rumo ALL foi questionada se os descarrilamentos são comuns. O assessor respondeu que não e que é feito um trabalho constante para que não haja incidentes do tipo. Em nota, a empresa explicou que, desde 2015, quando assumiu a concessão, “a Rumo vem realizando um trabalho de revitalização e expansão logística de grande impacto em sua rede, que totaliza mais de 12 mil quilômetros de ferrovia. A companhia vem investindo na aquisição de novas locomotivas e vagões e recuperando a via permanente. A empresa segue trabalhando focada em proporcionar mais segurança e eficiência à operação ferroviária”.

Nesta terça (19), a empresa também está consertando um trecho na passagem com a rua Marisol, onde um desnível provocava sacolejar e derramamento de grãos.

Dois dias antes, trem tombou na

mesma ferrovia, na região de Mafra

Além da ocorrência em Jaraguá do Sul, na quinta-feira passada, dia 14, três locomotivas e seis vagões carregados com milho descarrilaram por volta das 14h em Mafra, no Norte catarinense, provocando tombamento do trem. Segundo a empresa, não houve feridos no incidente, apesar do vazamento de óleo diesel das locomotivas que, segundo a concessionária, foi contido por técnicos de forma rápida impedindo que chegasse a um rio das proximidades. As causas deste descarrilamento também estão sendo apuradas.

Trem que teve problema no eixo é liberado no bairro Baependi em Jaraguá do Sul

Rua Marisol ficará interditada nesta terça-feira para manutenção de passagem de nível em Jaraguá