Trabalhadores recuperam trilhos danificados por descarrilamento em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/09/2017 - 07:09 - Atualizada em: 19/09/2017 - 07:42

Nesta segunda-feira (18), funcionários da Rumo ALL, empresa concessionária da ferrovia, ainda trabalhavam na recuperação dos trilhos em Jaraguá do Sul. Os trabalhos começaram ainda no domingo (17). O estrago no asfalto e na linha férrea foi causado pelo descarrilamento do eixo de um dos vagões da composição que atravessava o Centro na tarde deste sábado (16). O vagão foi arrastado por aproximadamente um quilômetro e parou nas proximidades do supermercado Fort Atacadista.

Diversas ruas do bairro Vila Baependi, na extensão entre o supermercado e a empresa Marisol, ficaram interrompidas pelo trem. O acidente aconteceu por volta das 12h30 e causou grande impressão, principalmente pelo barulho e o estrago no asfalto das passagens de nível. Equipes da Rumo ALL foram enviadas para o local para fazer o encarrilhamento do vagão. Por volta das 16h, quatro vagões, incluindo o que causou a parada do trem, forma deixados para traz e a composição foi liberada.

LEIA MAIS:

– Trem é liberado no bairro Baependi

– Vídeo mostra momento em que vagão de trem passa descarrilado em Jaraguá do Sul 

– Vídeo mostra estragos causados por vagão descarrilado na avenida Marechal Deodoro da Fonseca 

Segundo a Rumo ALL, os vagões que ficaram para trás foram retirados ainda no fim da tarde. Em comunicado, “a empresa ressalta que todas as providências foram tomadas imediatamente para o restabelecimento do fluxo do transporte ferroviário. Os trabalhos foram finalizados por volta das 17h30 de sábado”. Ainda de acordo com a concessionária, uma sindicância foi aberta “para apurar as causas do descarrilamento e já está providenciando a revitalização do local onde ocorreu o incidente”.

A assessoria de imprensa da Rumo ALL foi questionada se os descarrilamentos são comuns. O assessor respondeu que não e que é feito um trabalho constante para que não haja incidentes do tipo. Em nota a empresa explicou que, desde 2015, quando assumiu a concessão, “a Rumo vem realizando um trabalho de revitalização e expansão logística de grande impacto em sua rede, que totaliza mais de 12 mil quilômetros de ferrovia. A companhia vem investindo na aquisição de novas locomotivas e vagões e recuperando a via permanente. A empresa segue trabalhando focada em proporcionar mais segurança e eficiência à operação ferroviária”.

Foto: Eduardo Montecino/OCP