Temporal causa estragos e deixa residências sem energia em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/01/2018 - 12:01 - Atualizada em: 22/01/2018 - 12:34

Jaraguá do Sul amanheceu com 900 unidades consumidoras sem o fornecimento de energia elétrica e com registro de estragos causados pelo temporal ocorrido no início da madrugada desta segunda-feira (22). A velocidade máxima dos ventos foi de 61 km/h, segundo dados coletados na na estação de monitoramento do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) na localidade de Garibaldi, onde a precipitação foi de 11,6 mm.

Até as 7h, unidades consumidoras dos bairros Rio da Luz, Nova Brasília, Barra do Rio Cerro, Ribeirão Grande da Luz e Garibaldi permaneciam sem luz. Por volta das 8h25, cerca de 50 residências continuavam sem energia elétrica, principalmente no Nova Brasília.

Parte da região central sem luz nesta madrugada | Foto Ricardo Daniel Treis/OCP

O vento forte e a chuva torrencial provocaram estragos, principalmente nos bairros Vila Lalau, Nova Brasília e Vila Lenzi, segundo a Defesa Civil de Jaraguá do Sul. O diretor Hideraldo Colle disse que oito chamados foram recebidos nesta madrugada e a Defesa Civil visitará os locais atingidos na manhã desta segunda-feira para fazer a avaliação.

Ele comentou que não há famílias desabrigadas e também não houve registro de pontos de alagamento. Porém, casos de destelhamentos e quedas de árvores foram atendidos com o apoio dos Bombeiros Voluntários.

Bombeiros voluntários receberam chamados para fazer corte de árvores | Foto Fábio Junkes/OCP

No bairro Nova Brasília, por volta da 1h, os bombeiros auxiliaram na distribuição de lonas para cobrir residências que tiveram o telhado arrancado pelo forte vento na rua Professor Antônio Estanislau Ayroso e nos arredores.

 

Queda de árvore na rua Antônio Carlos Ferreira, na Vila Lenzi | Foto Fábio Junkes/OCP

Às 1h25, os bombeiros voluntários foram chamados para fazer o corte de árvores que estavam obstruindo vias públicas em diversos pontos da cidade.

Em uma situação de emergência, uma árvore de grande porte impedia a passagem do trem no bairro Vila Lalau, perto da Marisol. Ainda durante o serviço de corte e retirada da árvore, o trem estava passando pelo local e não foi possível fazer a parada dele antes que ocorresse o acidente. Não houve feridos.

Queda de árvore sobre a linha férrea na Vila Lalau, nos fundos da Havan | Foto PMJS/Divulgação