Semana será de altas temperaturas em Jaraguá do Sul

Foto: Piero Ragazzi/OCP

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/02/2017 - 10:02 - Atualizada em: 20/02/2017 - 11:14

O calor continua predominando em Santa Catarina nesta semana. Nesta segunda-feira (20), os termômetros devem marcar 38°C no Litoral Sul, 37ºC no Extremo-Oeste, 36°C no Vale do Itajaí e 35°C no Litoral Norte. O tempo segue seco, com sol e algumas nuvens. A partir da tarde pancadas bem localizadas de chuva com trovoadas, típicas de verão, especialmente no Oeste e Sul do Estado. Também há risco de temporais localizados com granizo. O vento sopra de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

A meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz alerta que o índice ultravioleta (IUV), radiação solar capaz de provocar câncer de pele e queimaduras, deve ficar entre 12 e 16. A recomendação é para que as pessoas tomem cuidado com o sol, principalmente nos horários entre 12h e 16h, além de usar protetor solar e acessórios como chapéus e bonés e beber líquidos. “O ar mais seco inibe a formação de nuvens e faz com que tenha maior incidência de raios ultravioletas”, explicou.

Na terça, quarta e quinta-feira o tempo segue seco com sol e muito calor em Santa Catarina. A partir da tarde pancadas bem localizadas de chuva com trovoadas, especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul. Risco de temporais localizados com granizo e a temperatura continua alta, com máximas acima do 30ºC.

Já na sexta-feira a previsão do tempo da Epagri/Ciram aponta tempo instável com pancadas de chuva e trovoadas em SC, além de risco de temporais localizados com granizo.

Tendência de 25/02 a 07/03

Tudo indica, conforme a Epagri/Ciram, que boa parte do carnaval, será marcado por tempo firme em todas as regiões, devido ao ar com menos umidade que predomina em Santa Catarina. Mesmo assim, seguem ocorrendo pancadas de chuva rápidas e localizadas associadas ao calor, típicas de verão, no período da tarde e noite. Essa condição deve se estender até o início de março.

Fique atento ao IUV

A radiação ultravioleta é uma parte da radiação solar que provoca desde o bronzeamento da pele até queimaduras e câncer de pele. O Índice Ultravioleta (IUV) mede a intensidade desta radiação e pode variar de zero a mais de dez. O mapa apresenta a previsão do IUV máximo (no horário do meio-dia solar) para 5 dias, obtida do modelo atmosférico global do CPTEC/INPE, considerando quantidade de ozônio, posição do sol, tipo de superfície, cobertura de nuvens e outros.

iuv

Infográficos: Ciram

Os valores de IUV são apresentados na tabela a seguir, com a categoria de risco associado e precauções necessárias.

iuv2