Rua do bairro Jaraguá Esquerdo é atração durante o Natal

Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

16/12/2016 - 17:12

Reportagem de Heloísa Jahn para o jornal O Correio do Povo.

Os Papais Noéis espalhados pela casa na esquina da rua João Januário Ayroso com a Elisa Stein da Silva já indicam que ali, o clima natalino é levado a sério. Basta entrar na rua sem saída para comprovar que a recepção é calorosa. Luzes que piscam, anjos, figuras natalinas de todos os tamanhos casam com uma boa dose de carinho dos moradores que transformam a localidade em uma das ruas mais conhecidas da cidade nessa época do ano.

Há 11 anos, a dona de casa Adelaide Stein, 68 anos, mobiliza toda a vizinhança para caprichar nos enfeites natalinos. A dedicação das famílias da rua Elisa Stein da Silva, no bairro Jaraguá Esquerdo, fez com que o local também passasse a ser conhecido como “Rua do Natal” ou “Rua do Papai Noel”, pois uma vez diversos papais noéis de tamanho real foram distribuídos no local. Hoje, os bonecos, que foram confeccionados pela própria dona de casa, são usados para a decoração das casas, sendo um para cada família.

Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Para Adelaide, que conta com a ajuda da filha, Gisele Stein Paulos, e dos netos Cássio e Danilo, de oito e cinco anos, para fazer a decoração, esse é um dos momentos mais especiais do ano. “É uma alegria para gente ver as pessoas passeando por aqui e com um sorriso no rosto porque gostara dos enfeites”, explica. A cada ano, eles planejam novidades para a decoração, mas sempre reutilizando os enfeites já comprados ou feitos por eles mesmos.

Na casa da filha, um item é tradicional: mais de nove mil garrafas pet imitam a neve e colorem de branco o telhado. A decoração ainda é finalizada por um trenó na varanda e diversos adornos natalinos. As demais casas da rua também capricharam nos enfeites, desde produções mais rebuscadas até as mais simples, tudo para não deixar o espírito natalino morrer.

Sem pestanejar, dona Adelaide abre a porta da casa para quem quiser ver os enfeites espalhados pelo jardim, varanda e até mesmo na cozinha e banheiro da casa. “Sempre digo que no Natal minha casa não tem porta, nem janela porque todos podem entrar nela. Aos finais de semana a rua fica cheia de gente querendo ver os enfeites e isso que motiva a caprichar cada vez mais”, enfatiza.

Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Para dar um charme especial, as plantas da calçada ganharam luzes pisca-pisca e um presépio foi instalado no final da rua. Tudo feito com muito carinho e amor pela dona de casa, que abusa das habilidades manuais para dar vida aos personagens. “Decidimos montar o presépio para reacender a chama de Jesus, lembrar a todos que é o nascimento dele e que devemos agradecer por isso”, afirma.

Para quem quiser visitar o local, fica a dica de Adelaide: ir à noite. Todos os dias, as luzes são acesas e dão um diferencial na decoração. Os enfeites permanecem até a primeira semana de janeiro. Assim que os itens são retirados, logo começam os planos da vizinhança para o próximo Natal.