Receita Federal apreende 944 quilos de cocaína no Porto de Navegantes

Foto: Receita Federal/Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/11/2016 - 17:11 - Atualizada em: 08/11/2016 - 17:41

Com informações do jornal Notícias do Dia.

Uma ação conjunta entre a Receita Federal e a Polícia Federal aprendeu, na manhã desta segunda-feira (7), 944 quilos (850 tabletes) de cocaína no Porto de Navegantes. A ação, intitulada Operação Integração Portuária, foi motivada pelo aumento das apreensões de drogas em contêineres brasileiros destinados à Europa em certos tipos de cargas.

Durante a operação, foram selecionados para inspeção 25 contêineres com destino ao continente europeu, os quais passaram pelo scanner e pelo cão de faro da Polícia Federal. Em decorrência das vistorias e exames, 12 contêineres foram abertos para melhor inspeção.

Em dois deles constatou-se substituição de parte das cargas de exportação por mochilas e malas contendo cocaína. O destino era o Porto de Antuérpia, na Bélgica.

De acordo com a Receita, as organizações criminosas, dedicadas ao contrabando e ao tráfico internacional de entorpecentes, têm preferido não só o Porto de Santos (SP), recordista em apreensões, mas também o Porto de Navegantes, em Santa Catarina.

O motivo da escolha desse porto é que os mesmos navios que operam em Santos também operam nos portos catarinenses. Ainda segundo a superintendência da Receita em Santa Catarina, as autoridades estão atentas e ações conjuntas desse tipo serão incrementadas para coibir e reprimir essa prática criminosa.