Projeto de terapia assistida por animais ganha reforço de labrador em Massaranduba

Elisângela está treinando Chico para realizar visitas a abrigos hospitais da região | Foto: Divulgação/OCP News

Por: Claudio Costa

19/09/2019 - 19:09 - Atualizada em: 26/11/2019 - 13:15

O projeto Focinho & Amor, mantido pela bombeira voluntária de Massaranduba Elisângela Sawulski, ganhou um novo reforço.

Chico, cão da raça labrador retriver, completa três meses no fim deste mês e já está treinando para realizar sessões de terapia assistida por animais nos hospitais, abrigos, Apaes e asilos da região.

Chico foi adquirido no canil Buccleuch, de Curitiba, especialista na criação da raça.

De acordo com Elisângela, as fases de treinamento do cão serão: a socialização, a ambientação e a educação do filhote. A partir dos seis meses, ele já vai ser inserido nas visitas.

 

 

“A socialização é a fase mais importante da vida do cão e deve ser feita o mais breve possível. Ele será apresentado a situações diferentes do dia a dia. Vamos apresentar sons, raças de cães, pessoas adultas, idosos, crianças. Também levamos eles a shoppings, lojas e restaurantes para apresentar estímulos diferentes”, conta.

Chico também vai aprender a ser educado e saber os limites no seu comportamento. Para isso, o cão vai aprender a fazer as necessidades no local certo, saber recepcionar as pessoas sem latir, sentar para receber carinho ou mesmo esperar quando for solicitado.

Comandos e habilidades

O filhote também vai aprender os comandos básicos de obediência, ou seja, a deitar, sentar, ficar e saber andar ao lado do tutor nos passeios.

O treinamento de Chico também terá o aprendizado de truques como pegar objetos, rolar, dar a pata, abrir e fechar a porta.

“Nós pretendemos simular situações que ele vai vivenciar nos atendimentos. No trabalho com crianças, por exemplo, ele vai ter que se acostumar com os gritos, choros, batidas no chão e puxões no rabo, nas orelhas. Com deficientes, ele vai ter que se acostumar com andadores, muletas e cadeiras de rodas”, conta.

Elisângela conta que, em breve, o projeto vai começar a visitar o Hospital Jaraguá. Para ajudar a iniciativa, as pessoas podem entrar em contato através das redes sociais do projeto Focinho & Amor ou através do telefone 47) 9 9685-0545.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram

Facebook Messenger