Paisagismo: Prefeitura inicia o plantio de árvores em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/07/2017 - 16:07 - Atualizada em: 06/07/2017 - 16:19

Fotos: Cláudio Costa/OCP

A Prefeitura de Jaraguá do Sul colocou em prática mais uma etapa do programa Jaraguá em Ação nesta quinta-feira (6). Funcionários do Setor de Jardinagem da Secretaria de Obras iniciaram o plantio de mudas na rua Antônio Radtke, no bairro Ilha da Figueira. Ao todo, 100 árvores e arbustos foram plantados no local. Mas esse é apenas o início do trabalho. Cerca de 3 mil mudas serão utilizadas para arborizar a cidade.

De acordo com o secretário de Obras, Onésimo José Sell, outros pontos do município serão arborizados. As áreas próximas a Rede Feminina de Combate ao Câncer e à empresa Weg I vão ganhar um toque verde da equipe da secretaria nos próximos dias. Na beira da via que liga as ruas José Theodoro Ribeiro e Rinaldo Bogo, os jardineiros estão plantando o arbusto manacá e a árvore canelinha. “Esta é a época certa para plantar o manacá. Em pouco mais de 30 dias ele já deve estar florindo”, comenta.

O cronograma de plantio das árvores já está pronto e será realizado nos próximos meses. Segundo o secretário de Obras, as mudas utilizadas pelos jardineiros são fruto de uma parceria Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) e a secretaria. “A administração prega que precisamos recuperar essas áreas e florir mais a cidade. Nós temos o objetivo de plantar 3 mil árvores ainda neste ano”, afirma.

PLANTIO 2

Onésimo frisa que, além de julho ser a época certa para a o plantio das mudas, a ação é alusiva ao aniversário de 141 anos de Jaraguá do Sul. “A ideia é fazer com que a cidade tenha um meio ambiente melhor e, desse modo, a qualidade de vida da população da cidade melhore”, frisa o secretário, ao ressaltar que o município se tornou “cinza” nos últimos anos e precisa de mais verde em suas ruas.

O secretário de Obras comenta que houve a retirada de árvores em algumas áreas, muitas vezes com o replantio em outros locais. Então, o objetivo da ação é preencher os espaços que estão vazios na cidade. “Muitas vezes temos um buraco aberto na calçada e falta uma árvore. Há casos em que a pessoa quebrou a árvore e não houve o replantio”, explica. “Essa é a ordem que nós estamos seguindo: replantar onde foi perdido e florir a cidade para ela ficar mais bonita para todos nós”, completa.

Nesta primeira ação, foram realizados 240 metros de plantio de mudas ao lado do ribeirão Boa Vista. Além da arborização, o local vai ganhar uma calçada com dois metros de largura. O planejamento do plantio foi pensado para que não atrapalhe o trânsito das bicicletas na ciclofaixa ao lado do meio-fio. Ou seja, ao contrário do que é feito na arborização urbana, as árvores ficam fora da calçada.

PLANTIO 3

Os moradores de Jaraguá do Sul têm, segundo Onésimo, um papel importante para a recuperação e manutenção do verde na cidade. “O munícipe pode fiscalizar o plantio dessas árvores. Houve casos em que nós realizamos o plantio e mais de 100 árvores foram quebradas. Isso com certeza causa um retrabalho, revela o secretário. “É muito importante a manutenção das calçadas e áreas particulares por parte dos munícipes. Afinal, todos nós temos o compromisso de deixar a cidade bonita”, finaliza.