Foto: Divulgação
Reportagem de Dyovana Koiwaski para o jornal O Correio do Povo.

Eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições têm até esta quarta-feira (17) para regularizar o título de eleitor. No Cartório Eleitoral de Jaraguá do Sul, mais de 30 eleitores estão nessa situação.

O chefe de cartório do município, Eduardo Arbigaus, esclarece que o prazo para a coleta de dados biométricos que vem sendo realizada desde fevereiro continua até o dia 30 de novembro. “Muitas pessoas confundiram as datas e associaram tais informações à revisão obrigatória do título, isso aumentou consideravelmente nosso atendimento aqui no cartório, que já estava em torno dos 350 por dia”, esclarece Arbigaus. Nos últimos dias, o local chegou a registrar filas de uma hora e meia.

O chefe de cartório destaca que a população pode agendar pelo site a melhor data e horário para ambos os serviços oferecidos na Central de Atendimento ao Eleitor.

No Brasil, 1,9 milhão de pessoas estão com seus títulos irregulares. Nesta situação, o cidadão não está apto a tirar passaporte, tomar posse de concurso público, ingressar em uma universidade federal, pegar empréstimos nos bancos e outras consequências, sendo considerados pendentes com a Justiça Eleitoral.