Policiais militares do 14º BPM passam por revitalização em Jaraguá do Sul

Tenente-coronel Reisdorfer ministra as aulas de suporte básico de vida tático policial | Foto: 14º BPM/Divulgação 

Por: Claudio Costa

01/05/2019 - 05:05 - Atualizada em: 30/04/2019 - 17:24

O 14º Batalhão de Polícia Militar iniciou mais um ciclo de revitalização da tropa. Contando com o efetivo da 12ª Região de Polícia Militar em Jaraguá do Sul, 273 policiais militares estão participando das atividades.

Os PMs têm aulas de sobrevivência policial, tiro policial, redes de prevenção, legislação de trânsito, instrução tática ostensiva com armamento, atividades de inteligência, atualização da legislação, suporte básico de vida tático policial e orientações da corregedoria.

Cada turma é formada por 30 policiais militares, oficiais e praças. A carga horária é de 31 horas, com aulas ministradas de segunda a quinta-feira, até que todas as turmas concluam o processo. 

O chefe da Seção de Comunicação do 14º Batalhão de Polícia Militar, major Aires Volnei Pilonetto explica que os policiais têm mais uma oportunidade de realizar o treino de abordagens, por exemplo.

Com isso, podem melhorar as técnicas e evitar erros durante os procedimentos adotados em situações reais.

“A revitalização tem como objetivo reavivar conhecimentos e informações, além de conhecer alguma técnica nova que surgiu ao longo do ano”, destaca  Pilonetto.

Segundo o major, todos os anos a revitalização é realizada e 100% do efetivo da área do batalhão passa por esse treinamento.

“Vamos buscar atualizar o conhecimento dos policiais e melhor capacitá-los para a suas atividades”, complementa. 

De acordo com o major Pilonetto, revitalização vai servir para rever técnicas e outros conceitos da atividade policial | Foto: 14º BPM/Divulgação

Atendimento de emergência tático

A novidade na revitalização deste ano são as aulas de suporte básico de vida tático policial. Nesta parte do curso, os policiais militares terão lições de atendimento pré-hospitalar tático (APH tático).

De acordo com o tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, comandante do 14º BPM e professor da disciplina em todo o Estado, o treinamento visa capacitar os agentes a utilizar equipamentos para o socorro dos colegas em situações de risco como tiroteios.

“O policial militar em uma situação extrema, onde nos propomos a trabalhar, vai poder fazer os primeiros socorros, os primeiros atendimentos, em membros feridos e visando o estancamento do sangue de imediato”, aponta.

Para isso, de acordo com o mandante, o PM vai contar com alguns equipamentos disponíveis em seu colete policial.

“Tudo bastante alinhado com os conhecimentos mundiais, principalmente nos Estados Unidos, dos americanos e das tropas americanas no Iraque e no Afeganistão”, assegura Reisdorfer.

Durante essa etapa da revitalização, os policiais militares vão aprender a utilizar equipamentos que serão adquiridos pelo 14º Batalhão de Polícia Militar.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?