Polícia investiga suposto estupro de criança de 3 anos em van escolar após denúncia na Grande Florianópolis

Imagem ilustrativa | Foto: Arquivo/OCP News

Por: Bruno Gallas

25/05/2022 - 14:05 - Atualizada em: 25/05/2022 - 14:19

A Polícia Civil investiga um suposto caso de abuso sexual contra uma menina de 3 anos em Major Gercino, na Grande Florianópolis. Segundo o relato de uma tia da criança, o crime teria sido cometido por um motorista de transporte escolar na quinta-feira (19), durante o horário de trabalho. As informações são do g1.

O delegado Conrado Ferri Cintrão, que está a frente do caso, afirmou na terça (24) que o inquérito deve ser concluído nesta semana. O caso corre em sigilo de Justiça.

Questionada pelo g1 SC, o Conselho Tutelar informou que o homem deixou parte dos alunos em um colégio estadual e, depois, deveria seguir até outra escola para deixar a menina. A distância entre as duas instituições de ensino é de 20 metros, mas o trajeto demorou cerca de 30 minutos, conforme o órgão. O abuso teria acontecido dentro da van.

O primeiro relato foi feito pela criança a uma funcionária que recepciona os alunos na escola, segundo afirmou a conselheira tutelar Mariza Maleski. A menina foi levada até uma assistente social e falou novamente sobre o caso. A Secretaria de Educação foi acionada, assim como o Conselho Tutelar e a família da vítima.

“Ela estava bem nervosa, era nítido”, afirmou Maleski.

Após o registro do BO, a menina foi levada até a Polícia Científica para fazer exame de corpo de delito, mas se negou a realizar o teste, já que os médicos eram todos homens. Segundo o Conselho Tutelar, a vítima precisou ser encaminhada para São João Batista, onde peritas mulheres fazem atendimento.

“Ela dizia que o tio da van tinha passado a mão nela, colocado o dedo dentro dela e feito tal coisa com o ‘piu piu’ dele”, relembra a tia, cujo nome será preservado para não identificar a vítima.

O Conselho Tutelar informou que fez o encaminhamento para que a criança e a família tenham acompanhamento psicológico.

Casos suspeitos

Segundo Maleski, outros casos de supostos abusos cometidos pelo motorista foram relatados. Essa é a única empresa que faz o trajeto percorrido pela vítima entre sua casa e a escola.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação do município e com a empresa responsável pela van escolar, mas não obteve retorno até a última atualização da matéria.

Motorista deixou a cidade

Na noite de terça-feira (25), o motorista de 53 anos foi levado pela Polícia Militar até a Central de Plantão Policial (CRPP) em Blumenau. Ele estava na casa de parentes e, segundo o relatório da PM, disse que saiu de Major Gercino por medo de represálias. Ele não teria comentando sobre o suposto estupro.

O homem não foi preso. De acordo com o delegado regional de Blumenau, Rodrigo Marchetti, não havia mandado de prisão, nem estado de flagrante notificado contra o motorista.

Com informações de Sofia Mayer e Diane Bikel, do g1 SC e NSC.