Polícia deflagra operação contra grupo de estelionatários do ‘golpe do empréstimo’

Divulgação

Por: Pedro Leal

10/06/2022 - 14:06 - Atualizada em: 10/06/2022 - 14:45

Esta semana, a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia do Continente, em Florianópolis, deflagrou uma operação em Canoas, no Rio Grande do Sul, para combater uma organização criminosa voltada à prática de crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.

As investigações foram iniciadas após uma vítima idosa de Florianópolis sofrer prejuízo financeiro de R$ 83 mil, no ano de 2021, ao cair no “golpe do empréstimo consignado”. Conforme apurado, os suspeitos se utilizavam de empresas de fachada para atuar como correspondentes bancários com o objetivo de identificar potenciais vítimas que já possuíam empréstimos consignados.

Por meio de contato telefônico (WhatsApp), os criminosos ofereciam a portabilidade dos créditos para outro banco com taxas reduzidas. Ao ser induzida, a vítima autorizava a transação e o dinheiro caía em sua conta. Logo após, o valor era repassado às pessoas jurídicas abertas pelos golpistas sob o pretexto de quitação da dívida original.

Após as provas produzidas, foi representado pela prisão temporária de seis suspeitos e pela expedição de mandados de busca e apreensão domiciliar. Além disso, foram deferidos os sequestros de bens e valores dos investigados até o limite total de R$ 1.800.000,00 e de dois veículos Kia/Sportage.

Uma prisão temporária foi cumprida em Porto Alegre (RS) e um veículo foi apreendido. Outras cinco pessoas suspeitas são considerados foragidas, entre elas o suspeito de liderar a organização criminosa, que também é procurado pela Polícia Civil do Distrito Federal. Até o momento, os policiais identificaram vítimas nos Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e Distrito Federal.