Polícia Civil prende suspeito de matar indígena em Penha

Por: Windson Prado

12/01/2018 - 11:01 - Atualizada em: 14/01/2018 - 15:36

A Polícia Civil de Gaspar prendeu na manhã desta sexta-feira (12) o suspeito de espancar até a morte o professor indígena Marcondes Nambla, 36 anos.  César de Lima, 23 anos, confessou ter matado o índio na noite do dia 1º de janeiro, na cidade de Penha, no Litoral Norte. O motivo do crime foi uma discussão envolvendo o cachorro do agressor.

César de Lima foi preso na casa de uma irmã, em Gaspar. De acordo com o Delegado Douglas Barroco, no interrogatório, o indiciado confirmou a linha traçada pela investigação, motivo fútil. “Ele alegou que a vítima mexeu com seu cachorro”, afirma.

Segundo o Delegado, o preso já tinha um mandado de prisão em aberto, por tentativa de homicídio, ocorrido em Gaspar.

Entenda o caso:

O índio estava pela primeira vez na cidade para vender picolés para complementar à renda. Ele foi encontrado desacordado na madrugada do dia 1º de janeiro. Ainda com vida, ele foi levado ao hospital, mas morreu no dia seguinte. Professor formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, ele ensinava crianças de tribos indígenas na mesma escola onde aprendeu a ler. No ano passado, ele se tornou juiz das terras indígenas. Ele era do povo Laklãnõ-Xokleng.