Polícia Civil deflagra operação contra fraude na emissão de CNHs em SC

Por: OCP News Jaraguá do Sul

25/10/2017 - 21:10 - Atualizada em: 25/10/2017 - 21:59

A Polícia Civil, com apoio das polícias civis do Rio Grande do Sul e Paraná, deflagrou, terça-feira (24), uma operação policial nos três estados para combater fraudes na emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). Em Santa Catarina, as diligências ocorrem nas cidades de Tijucas, Itapema e Balneário Camboriú. Ao todo, foram cumpridas sete prisões temporárias, seis conduções coercitivas e 15 mandados de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, um grupo criminoso envolvendo integrantes de centros de formação de condutores da região de Balneário Camboriú, do período de 2012 à 2016, captou inúmeras pessoas residentes nos estados no Rio Grande do Sul e Paraná para realizar exames e cursos na cidade litorânea.

Os condutores captados para realização dos exames de habilitação oriundos dos Estados do RS e PR, apresentaram declarações de residências ideologicamente falsas, formalizadas por pessoas ligadas diretamente aos CFC’s. Elas realizaram os exames tiravam as CNHs. Há casos, inclusive, que foram constatadas a apresentação de faturas de empresas de telefonia falsificadas com o fim de transferir o procedimento para Santa Catarina. As investigações contaram com o apoio da Gerência de Habilitação do Detran de Santa Catarina.

Dois Centros de Formação de Condutores (CFCs), localizados em Tijucas e Itapema foram alvos da diligência. Os agentes não cumpriram apenas dois mandados de condução coercitiva. No Paraná, os policiais realizaram ações nas cidades de Pinhais, Araucária e Piraquara. Foram cumpridas uma prisão temporária e duas conduções coercitivas.

No Rio Grande do Sul, as diligências aconteceram nas cidades de Taquara, Novo Hamburgo, Parobé, São Leopoldo, Rolante e Uruguaiana. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de condução coercitiva e uma prisão temporária. As pessoas conduzidas coercitivamente foram ouvidas na comarca de Balneário Camboriú, Curitiba e Taquara (RS), sendo que após formalização dos procedimentos foram liberados.

Os presos em SC e PR foram conduzidos até a DEIC, localizada em Florianópolis, onde permanecem à disposição da investigação criminal. Foram apreendidos celulares, notebooks, cadernos contendo anotações de movimentação financeira, diversas CNH’s, diversos documentos utilizados para obtenção habilitações. Os documentos serão analisados e anexados à investigação.

Ao todo 65, policiais civis de catarinenses, oito agentes paranaenses e seis policiais gaúchos cumpriram nove prisões temporárias, 21 mandados de condução coercitiva e 32 mandados de busca e apreensão. As medidas cautelares foram expedidas pelo 1ª Vara Criminal de Balneário Camboriú e são frutos de investigação de aproximadamente um ano pela Polícia Civil Catarinense.