PM apreende sino de igreja em Itajaí

Por: OCP News Jaraguá do Sul

18/09/2017 - 18:09 - Atualizada em: 20/09/2017 - 03:40

A Polícia Militar apreendeu no fim de semana o sino da Igreja de São Cristóvão, no bairro Cordeiros, em Itajaí, por perturbação ao sossego. O sino, que é eletrônico, toca de hora em hora, das 7h às 18h, e parte dos vizinhos se diz incomodada com o barulho. A apreensão ocorreu sem ordem judicial e causou polêmica na vizinhança. A comunidade está coletando assinaturas para que as badaladas voltem a soar na igreja.

Desde o ano passado, há um acordo entre a igreja e alguns vizinhos para que o sino toque em tom mais baixo – o que não teria sido cumprido. Um morador chamou a Polícia Militar. Na manhã de sábado (17), os policiais militares estacionaram ao lado da paróquia e esperaram o sino badalar para então entrar na igreja e confiscar o sino.

A PM não possui equipamentos em Itajaí para medir em decibéis o volume do sino. No entanto, a lei diz que não é necessária a comprovação para determinar a perturbação ao sossego. O material apreendido foi encaminhado à Justiça.

O sino já marcava as horas na Igreja de São Cristóvão há nove anos. O costume é antigo, e lembra as paróquias de interior, onde nascimentos e mortes também eram anunciado pelo badalar dos sinos das igrejas.

O que diz a igreja

A Mitra Metropolitana de Florianópolis, responsável pela Paróquia São Cristóvão, informou em nota, assinada pelo advogado Fernando Dauwe, que lamenta a apreensão do sino por parte da PM e que “está tomando as medidas judiciais cabíveis para solucionar esta questão”.

A nota ressalta, ainda que o Código de Posturas do Município de Itajaí “permite expressamente o toque dos sinos para indicação de horas ou para anunciar a realização de atos ou cultos religiosos, tratando o toque do sino como exceção às regras gerais sobre perturbação ao bem-estar e sossego público” – o que comprovaria “a arbitrariedade do ato ocorrido”.

Com informações do Diário Catarinense | Foto: Luiz Carlos Souza/Arquivo Pessoal