Operações integradas diminuem casos de farra do boi

O governo do Estado tem intensificado o combate à prática da Farra do Boi em Santa Catarina neste ano de 2019. As operações entre a Polícia Militar (PMSC) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), envolveram aproximadamente 350 agentes até aqui e resultaram em uma queda de denúncias: foram 136 no ano passado contra 48 no mesmo período deste ano.

Na região de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, que historicamente registra grande parte dos casos, foram montadas barreiras 24 horas por dia durante o período da Semana Santa.

As ocorrências de Farra do Boi são mais frequentes no período da Quaresma, que se encerrou nesta semana com a celebração da Páscoa.

Tudo isso resultou também numa diminuição do número de denúncias confirmadas. Foram 32 no ano passado, ao passo que esse número se reduziu para 12 neste ano. Os conflitos entre farristas e a PMSC também caíram: de oito para três.

Por parte da Cidasc, que mantém 18 funcionários no combate à Farra do Boi, aconteceram 18 fiscalizações com barreiras móveis, em um total de 271 veículos abordados.

A Farra do Boi é crime

A prática se enquadra na Lei 9605/95, que no artigo 32 diz: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, com pena de detenção de três meses a um ano, e multa.”

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?