Novo ciberataque afeta 200 empresas na Rússia e na Ucrânia

Por: OCP News Jaraguá do Sul

25/10/2017 - 13:10 - Atualizada em: 25/10/2017 - 14:10

Um ciberataque afetou os sistemas de um aeroporto internacional da Ucrânia, veículos de imprensa russos e outras 200 entidades, informou nesta quarta-feira (25) uma empresa de segurança em computadores. Segundo a Kaspersky Lab, as vítimas instalaram manualmente o vírus, apresentado como um programa para baixar o software Adobe Flash.

A empresa de segurança explica que o ataque foi feito com o vírus “BadRabbit”, principalmente na Rússia, mas também na Ucrânia e, em menor nível, Turquía e Alemanha. Os criminosos que estão usando vírus estão exigindo 0.05 bitcoin como “resgate” do sistema, o que corresponde a US$ 280 pelo câmbio atual.

Na Ucrânia, o vírus afetou o funcionamento dos sistemas do aeroporto de Odessa, no Sul. Já o metrô de Kiev, afetado pelo ciberataque NotPetya em junho, suspendeu o pagamento com cartões de crédito.

Entre os veículos de mídia russos afetados estão a Fontanka, principal página de informação de São Petersburgo (noroeste), e a agência de notícias Interfax, cuja página na internet ficou fora do ar. “Conseguimos restaurar parcialmente nossas capacidades. Infelizmente, todos os nossos sistemas não funcionam”, disse a Interfax na quarta-feira.

No fim de junho um cibertaque provocado pelo vírus “NotPetya”, que começou em Rússia e Ucrânia, afetou milhões de computadores no mundo. Pouco antes, em 12 de junho, o vírus “Wannacry” afetou centenas de milhares em vários países, paralisando até os serviços de saúde britânicos e fábricas da francesa Renault. Os autores pediam um resgate para desbloquear os sistemas.

Com informações do jornal O Globo.