Nem SC e nem RS, cidade do Rio de Janeiro registra menor temperatura do dia nesta quinta

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/07/2017 - 13:07 - Atualizada em: 27/07/2017 - 13:16

Foto Juliana Scarini/G1 | Com informações do portal G1

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, registrou a menor temperatura do país nesta quinta-feira (27). Os termometros marcaram 1,5º C às 7h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Durante a madrugada, as temperaturas também foram muito baixas. Às 4h, a estação do Inmet, em Salinas, registrou 2,7º C.

A cidade serrana também registrou a menor temperatura do ano no Estado, ainda segundo o instituto. Esta não é a primeira vez que o município se destaca pelo frio intenso. Em junho, a cidade registrou 1,8º C nas primeiras horas manhã, com formação de geada na área rural.

De acordo com o Inmet, Itatiaia, no Sul do Rio, marcou – 3º C nesta madrugada, mas a estação de monitoramento fica em uma área de altitude e, por esse motivo, não entra no ranking de temperaturas. A mesma situação acontece em Petrópolis, que também costuma ter mínimas muito baixas na estação do Pico do Couto. No entanto, nesta quinta-feira, a cidade registrou 7,1º C às 7h, mesmo sendo em uma região montanhosa.

Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, explicou que a formação de nuvens pode ter causado esse frio intenso em Nova Friburgo. Segundo ele, o nevoeiro impede a perda de calor, de radiação acumulada durante o dia. Sem esse nevoeiro, Petrópolis teria registrado temperaturas mais baixas, por causa da altitude.

Já os termômetros de Teresópolis marcaram 8,5º C na manhã desta quinta. A cidade é a que tem registrado temperaturas um pouco mais altas desde o início do inverno na Serra Fluminense.