Motoristas aprovam abertura de nova pista na Rua Estheria Lenzi, em Jaraguá do Sul

Nova faixa é destinada aos motoristas que convertem à esquerda. Foto: Eduardo Montecino/OCP

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/01/2017 - 10:01 - Atualizada em: 27/01/2017 - 10:49

Reportagem de Dyovana Koiwaski para o jornal O Correio do Povo.

Logo nas primeiras horas após a implantação da terceira faixa de rolamento na Rua Estheria Lenzi Friedrich, no centro de Jaraguá do Sul, os motoristas já estavam habituados com a mudança. A via dá acesso à Avenida Getúlio Vargas para os motoristas que vem pela Rua Presidente Epitácio Pessoa.

Duas vagas de estacionamento próximas ao sinaleiro foram retiradas para a alteração. A nova faixa, de acordo com o diretor de trânsito Irío Riegel, está destinada para os motoristas que forem convergir à esquerda. A solução foi planejada com o objetivo de melhorar o fluxo dos veículos, prejudicado, em especial, pela passagem do trem. “Nesses momentos, o trânsito fica parado e quem quer dobrar para a Getúlio Vargas não consegue”, explica Riegel.

Daniel Gomes Vieira trabalha em um estacionamento particular próximo ao ponto há um ano e observa que a antiga sinalização também dificultava a passagem dos Bombeiros Voluntários em situações de emergência. “Muitos motoristas ficavam na faixa esquerda, mas acabavam seguindo reto depois, o que gerava transtorno aos demais. Acredito que agora o acesso será facilitado”, relata.

O operador de máquinas Domingos Souza utiliza a rua frequentemente para se deslocar até o trabalho. Ele chama a atenção para a consciência dos que trafegam por ali. “Muita gente fica indecisa em qual direção seguir, essa é a maior dificuldade. A expectativa agora é que todos se acostumem com o novo sistema”, afirma Souza.

A aposentada Ilsa Oestereich é a favor da alteração, principalmente por manter as vagas de estacionamento ao longo da via. “Dependendo do dia, o trânsito nesse trecho é bem complicado, por isso, acho que irá melhorar com a implantação de mais um faixa. Não acredito que a retirada de duas vagas vá causar problemas”, comenta.

Segundo o tenente da seção responsável pelo trânsito do 14º Batalhão de Jaraguá do Sul, Antônio Benda Rocha, a medida irá proporcionar maior vazão no fluxo de veículos e facilitará o deslocamento na área. Rocha destaca que a rua não registra ocorrências de destaque relacionadas a acidentes de trânsito.