Membros de organização criminosa que agia na região Sul são condenados

Por: OCP News Criciúma

23/08/2020 - 16:08 - Atualizada em: 23/08/2020 - 16:39

O juízo da 2ª Vara Criminal da comarca de Araranguá condenou, nessa semana, 23 réus a penas que, somadas, alcançaram 167 anos, nove meses e 14 dias de prisão.

Entre os condenados, 19 eram integrantes de associação criminosa voltada para o tráfico de drogas.

Os réus responderam pelos crimes de organização criminosa, tráfico ilícito de entorpecentes e associação para o tráfico. A denúncia foi julgada parcialmente procedente em menos de um ano e quatro meses após seu recebimento.

Entre os réus, as penas individuais variaram de dois a 11 anos de reclusão.

Investigação

A investigação do caso foi realizada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Araranguá, por meio da chamada “Operação Armagedom”, a qual perdurou desde o início de 2017 até 12 de março de 2019, data em que foi deflagrada a operação e cumpridos diversos mandados de busca e apreensão e prisão em desfavor dos investigados.

Diversos bens móveis e imóveis, assim como valores em conta corrente, foram apreendidos ao longo do processo.

Boa parte dos condenados permanecerão presos mesmo se recorrerem da decisão, diante do fundado receio de que, soltos, retornem à prática delituosa. Cabe recurso da decisão ao Tribunal de Justiça.

Relembre

Uma operação envolvendo 130 policiais coordenada pela DIC de Araranguá (Divisão de Investigação Criminal) resultou na prisão de 26 pessoas, apreensão de 14 veículos, sequestro de cinco imóveis de alto padrão e de 22 contas bancárias com a finalidade de desarticular uma organização criminosa voltada ao trafico de entorpecentes e lavagem de dinheiro.

Denominada de “Armagedon”, a operação iniciou nas primeiras horas da manhã de 12 de março de 2019 e cumpriu 31 mandados de busca e apreensão; 29 mandados de prisão preventiva; além do sequestro de bens (Imóveis, veículos e contas bancárias) nas cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Criciúma, Garopaba e Sete Quedas (MS).

Apreensões

Foram apreendidas nove armas de fogo, algumas de uso restrito com luneta, 14 veículos e porções de cocaína e maconha.

Em Sete Quedas (MS) foi presa uma mulher responsável pelo transporte da droga. Os outros presos são 16 homens e mais três mulheres, além de mais seis pessoas já detidos e cujos mandados foram cumpridos no Presídio Regional de Araranguá.

A operação Armagedon teve o apoio e participação de policiais civis das Delegacias Regionais de Araranguá, Criciúma, Tubarão, Laguna, Canil k9 da Polícia Civil de Chapecó e São Lourenço do Oeste, K9 da Polícia Militar de Criciúma e Braço do Norte, SAER (Serviço Aeropolicial) e Polícia Civil do Mato Grosso do Sul por meio da Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira).

A investigação, coordenada pelo delegado Lucas Rosa, iniciou há 19 meses quando quando foi identificado o comércio ilegal de entorpecentes no Vale do Araranguá com droga oriunda do Mato Grosso do Sul.

“Conseguimos identificar, não só a origem da droga (crack e cocaína), como o fornecedor no Mato Grosso do Sul e os responsáveis pelo transporte até Santa Catarina e a distribuição e comercialização em Araranguá e municípios vizinhos”, disse o delegado.

Ele destaca ainda a ação da Polícia Civil em combater o lucro e patrimônio dos traficantes com a apreensão de bens imóveis e veículos, além do bloqueio de contas bancárias usadas para movimentar o dinheiro do tráfico.

No período da investigação, os policiais identificaram o transporte de droga pelo período a cada três meses, com cerca de 30 a 40 quilos de pasta de cocaína e crack a cada remessa do Mato Grosso do Sul.


Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança