Medalha Dona Francisca homenageia ex-senador Henrique de Loyola e Bombeiros Voluntários

Por: Gabriel Junior

07/03/2018 - 14:03 - Atualizada em: 07/03/2018 - 14:39

Nesta quinta-feira (8), mais um evento especial marca a programação comemorativa aos 167 anos de Joinville. O empresário joinvilense e ex-senador da República José Henrique Carneiro de Loyola e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville serão condecorados com a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, a maior comenda do município.

Instituída em 1999 pelo prefeito Luiz Henrique da Silveira, a Medalha Dona Francisca tem por objetivo homenagear personalidades que tenham contribuído de forma direta ou indireta para o desenvolvimento da cidade.

Nesse período foram agraciados com a medalha 19 personalidades, entre ex-presidentes da República, ex-governadores, ex-prefeitos, destaques da área de arte, dança, religião e esporte. A cerimônia de outorga da Medalha Dona Francisca será realizada no Teatro Juarez Machado, às 19 horas.

Os Homenageados em 2018

José Henrique Carneiro de Loyola – O joinvilense José Henrique Carneiro de Loyolaé empresário, ex-senador da República, ex-secretário de Estado e ex-vice-prefeito de Joinville. É controlador da Companhia Fabril Lepper, em Joinville, e diretor-presidente e controlador da Fiação São Bento S/A, em São Bento do Sul (SC). Nascido em 1932, ao longo de sua trajetória destacou-se como líder empresarial em Santa Catarina, com forte presença nas áreas social e política da região, incluindo as presidências da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e da ETT/Sociesc. Foi fundador e primeiro presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (ABVESC), Secretário Estadual da Indústria, Comércio e Turismo de Santa Catarina, de 1989 a 1991.

Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville – O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville é a mais antiga corporação do gênero no Brasil. Fundada em 13 de julho de 1892, completou 125 anos de serviços prestados à comunidade em 2017. A corporação conta hoje com contingente de 1.700 pessoas entre Bombeiros Mirins, banda, voluntários operacionais, efetivos contratados, brigadistas industriais e pessoal de apoio administrativo.

*Com informações da assessoria de imprensa dos Bombeiros Voluntários de Joinville