Jaraguá do Sul registra queda nas mortes em acidentes de trânsito no primeiro semestre

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/09/2017 - 14:09 - Atualizada em: 11/09/2017 - 10:52

O relatório “Informações Sobre Internações Hospitalares e Mortalidade por Acidentes de Transporte no 1º Semestre de 2017”. Em comparação com o primeiro semestre do ano passado, o número de mortes diminuiu 62%. Ao todo, foram registradas cinco mortes nos primeiros seis meses deste ano, contra 13 no mesmo período de 2016. O documento também apontou uma redução considerável no número de internações após sinistros. Na primeira metade de 2017, foram 297 internações, contra 262 no primeiro semestre do ano passado, uma diminuição de 12%.

Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, baseada em dados estatísticos levantados pelo setor de Planejamento. Os dados também detalham a redução de 100% de vítimas fatais de ocupantes de veículos (de três para nenhum caso), 80% de ciclistas (diminuindo de cinco para uma ocorrência) e 25% de motociclistas (de quatro para três mortes). Já nos acidentes envolvendo pedestres não houve mudança em relação ao primeiro semestre do ano passado, apresentando um caso de óbito. O documento foi apresentado ao Comitê Trânsito + Seguro na semana passada por Luís Fernando Medeiros, responsável pela elaboração do relatório.

O capitão da Polícia Militar Antonio Benda Rocha, chefe do setor de trânsito do 14º Batalhão de Polícia Militar, explica que há diversos fatores que contribuíram para a diminuição dos números de mortes e internações na cidade. “Um deles seria que efetivamente há uma discussão, uma reflexão, uma abordagem diferente sobre o tema trânsito em Jaraguá do Sul. É possível dizer que, a partir do dia 1º de novembro de 2016, com uma nova alteração do código de trânsito, excepcionalmente sobre os valores das multas, o comportamento das pessoas mudou. Elas ficaram mais atentas, um pouco mais responsáveis”, comenta.

De acordo com o capitão da PM, foram realizadas diversas ações voltadas as questões de fiscalização na cidade. “Também houve um reforço na educação para o trânsito. Com as campanhas de trânsito, a comunidade de Jaraguá do Sul está tratando de uma forma diferenciada o trânsito, sendo um pouco mais responsável. Em 2016, houve 2.800 acidentes e 838 pessoas ficaram feridas. São números que começam a chamar a atenção da população, isso começa a mudar o comportamento das pessoas e efetivamente começamos a obter bons resultados”, ressalta Benda.

Foto: Eduardo Montecino/OCP

CAMPANHA A VIDA NÃO ACEITA DESCULPAS – APOIO ACONTECEU EM JARAGUÁ DO SUL

Segundo dados da Polícia Militar, a embriaguez é a quarta maior causa de acidentes em Jaraguá do Sul.

Como agir em caso de acidente:

Procedimentos no local:

1 – Verifique quantas vítimas estão envolvidas no acidente;

2 – Sinalize o local para evitar novos acidentes. Utilize triângulos e pisca-pisca do carro ou de outros veículos;

3 – Chame o socorro especializado. Informe o local exato e a descrição das vítimas (homens, mulheres, crianças, idade, sexo, ferimentos visíveis).

Os telefones de emergência são:

193 – Bombeiros Voluntários: para fazer o resgate;

190 – Polícia Militar: para registrar a ocorrência no caso de acidentes com vítimas;

198 – Polícia Militar Rodoviária (no caso de acidentes em estradas estaduais);

191 – Polícia Rodoviária Federal (no caso de acidentes em estradas federais).

Procedimentos com a vítima:

1 – Mantenha a calma.

2 –Jamais faça a vítima saber qual a extensão real dos ferimentos;

3 – Evite contatos diretos com o sangue ou fluídos orgânicos da vítima;

4 – Evite mover a vítima. Só o faça se houver perigo de agravamento, como no caso de incêndio no veículo;

5 – Durante a remoção, procure evitar que a vítima se mexa, mantenha a posição original até chegada de socorro especializado. Mover uma pessoa acidentada é extremamente complicado e requer o uso de várias técnicas de imobilização