Indústria têxtil cria 820 vagas e impulsiona mercado de trabalho em Jaraguá do Sul

Eduardo Montecino/Arquivo OCP

Por: OCP News Jaraguá do Sul

23/05/2017 - 17:05 - Atualizada em: 23/05/2017 - 17:40

Foto: Eduardo Montecino/Arquivo OCP
Reportagem de Kamila Schneider para o jornal O Correio do Povo

A indústria têxtil tem mostrado sinais de recuperação e ajudado a impulsionar o crescimento do mercado de trabalho em Jaraguá do Sul. Segundo os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o setor lidera a geração de emprego na cidade com a criação de 820 postos formais entre janeiro e abril deste ano. O saldo é mais de vinte vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2016, quando foram abertas 37 vagas.

O resultado coloca a indústria têxtil em patamares semelhantes aos registrados antes da crise econômica brasileira. A última vez que o segmento conseguiu alcançar um resultado como este foi em 2013, ano em que acumulou 829 novas vagas entre janeiro e abril. Historicamente, o setor têxtil está entre os que mais empregam na região, mas teve os resultados gravemente afetados pelo cenário de crise.

Gráfico: OCP Online

Gráfico: OCP Online

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Jaraguá do Sul e Região, Gildo Antonio Alves, o setor tem conseguido recuperar seus índices produtivos e assim suprir parte das perdas registradas no ano passado. “De janeiro para cá temos vivido uma grande reviravolta após dois anos de queda intensa. O setor iniciou o ano temeroso, com receio de que o cenário negativo se repetisse mais uma vez, mas o que estamos notando é uma evolução que se traduz no aumento da produção e do emprego”, avalia ele.

Segundo Alves, a melhora pode ser sentida em todo o segmento, das pequenas às grandes empresas, e a expectativa é de que os resultados continuem a melhorar no decorrer deste ano. “Estamos otimistas de que este ano o setor terá um número bastante significativo de admissões. O município tem muito potencial para isso e os primeiros meses mostram que é possível. O maior receio agora é como os atuais escândalos irão afetar o mercado”, aponta o sindicalista.

Setor de serviços avança por três meses seguidos

Outro setor que apresentou resultado positivo nos primeiros quatro meses do ano foi o de serviços. Após um mês de janeiro fraco, marcado pela perda de 19 postos de trabalho, o setor avançou por três meses consecutivos, totalizando 238 novas vagas de emprego formal em Jaraguá do Sul. O resultado é o segundo melhor do ano, atrás apenas da indústria têxtil. Além disso, o índice é quase três vezes maior do que o observado no mesmo período do ano passado, quando o setor perdeu 155 postos.

Nos últimos anos o setor de serviços vinha apresentando resultados extremamente positivos, com uma média de geração de empregos entre 600 e 700 vagas no primeiro quadrimestre. Mesmo em 2015, quando a crise econômica já afetava outros setores, o ramo de serviços conseguiu manter um bom desempenho no período, com 496 postos abertos. Foi só em 2016 que o setor sentiu a recessão com grande intensidade.

Dentro do setor de serviços, este ano tem ganhado destaque o segmento de ensino, que sozinho foi responsável pela abertura de 100 novas vagas. Também obtiveram bons resultados os segmentos de serviços médicos, odontológicos e veterinários (59) e de administração e comercialização de imóveis (54).