Entidades lançam programa de ações para segurança no trânsito em Jaraguá do Sul

Prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, durante a coletiva de lançamento do programa. Foto: Eduardo Montecino/OCP/Aconteceu em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

04/11/2016 - 11:11 - Atualizada em: 04/11/2016 - 11:58

O Programa “Trânsito + Seguro” teve seu lançamento na manhã desta quinta-feira (3), durante coletiva de imprensa realizada no Cejas (Centro Empresarial de Jaraguá do Sul), com a participação do prefeito Dieter Janssen, do comandante do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Rogério Vonk, do delegado Regional da Polícia Civil, Adriano Spolaor, dos integrantes do Comitê de Trânsito e seu coordenador Rolf Teske. De acordo com Teske, o programa foi criado a partir da necessidade de ações permanentes de educação e a implementação de soluções voltadas à redução de acidentes e mortes no trânsito.

O coordenador do Comitê de Trânsito lembra que antes ocorriam iniciativas isoladas, de curta duração, geralmente em setembro, quando há a Campanha Nacional do Trânsito realizada no município pela PM e a Prefeitura. Agora, há uma concentração de esforços entre o poder público – com a PM, a Polícia Civil e a Prefeitura – e a sociedade, envolvendo cerca de 30 entidades representadas neste comitê, responsável pela elaboração deste programa permanente. “Desta forma, criamos uma expectativa na comunidade para que esse tema nunca saia do dia a dia das pessoas”, argumenta Teske, acrescentando que o objetivo é sensibilizar a população para fazer de Jaraguá do Sul uma cidade mais segura.

Com a criação do comitê, reuniões periódicas já estão sendo realizadas para que as decisões sejam tomadas com a participação de todos, desde o poder judiciário, passando pelas instituições de ensino, ONGs, entidades representantes de classes e também empresas. Para tornar o Programa conhecido por toda a comunidade, está sendo lançada neste mês de novembro a Campanha “A vida adverte: respeite o trânsito” — desenvolvida para chamar a atenção para o alto índice de acidentes causados pela falta de atenção no trânsito em Jaraguá do Sul.

Para se ter uma ideia, somente neste ano, as mortes em acidentes já ultrapassaram em 5 vezes os homicídios. Em 2015, foram registrados 3.407 acidentes em Jaraguá do Sul, sendo 934 deles com pessoas feridas ou mortas. São gastos por ano R$ 25 milhões com despesas decorrentes de acidentes de trânsito no município. Com esse valor seria possível manter cerca de 4 mil alunos no ensino fundamental por um ano.

Outro dado importante levantado pela Polícia Militar de Jaraguá é que 80% dos acidentes de trânsito na cidade acontecem por falta de atenção. Se compararmos os dados daqui com os de outras cidades maiores que Jaraguá nota-se que temos números alarmantes de acidentes. Comparando Jaraguá com Blumenau, por exemplo, verificou-se que aqui, mesmo tendo menos da metade da população (167 mil habitantes contra 343 mil) e de veículos (112 mil contra 251 mil), tivemos 1.835 acidentes até julho de 2016 contra 1.649 na cidade vizinha.

Foco na segurança do trânsito

Em 2009, a OMS (Organização Mundial da Saúde) chamou a atenção das autoridades de 178 países para o número alarmante de acidentes de trânsito. Na época, o quadro geral mostrava 3.300 óbitos e perto de 50 milhões de feridos por dia, uma verdadeira epidemia segundo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária). As estimativas indicavam que chegaríamos a quase 2 milhões de mortes anuais no mundo até 2020.

Foi então que a Assembleia Geral das Nações Unidas, definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, cujo objetivo é poupar cinco milhões de vidas até 2020. Os países foram convocados a promover uma redução de 50% no número de vítimas em acidentes de trânsito no planeta, por meio de planos regionais, nacionais e mundiais.

 

Certa de sua responsabilidade, Jaraguá do Sul quer cumprir com o seu papel por meio das ações do Programa “Trânsito + Seguro” e buscará diminuir as taxas que incidem sobre a cidade. Com advertências marcantes e imagens de impacto, as peças publicitárias desejam informar sobre as consequências reais do uso do celular ao dirigir — um método comprovadamente eficaz utilizado pelo Ministério da Saúde na indústria do cigarro. Por isso foi escolhido como mote principal da primeira campanha educativa e preventiva do Programa o conceito “A vida adverte: respeite o trânsito” mostrando o celular como um dos meios de distração nas ruas.

Segundo a OMS, usar o celular ao volante aumenta em 400% o risco de acidentes. Tal imprudência pode causar danos sérios à saúde e até levar à morte, o que prova a importância de tratarmos o trânsito com mais responsabilidade. Em Jaraguá do Sul, 8 a cada 10 acidentes são causados por falta de atenção. Pesquisas mostram que uma ligação de 5 segundos no trânsito, com o carro a 60 km/h, equivale a percorrer 83 metros às cegas. E mais: digitar apenas um número no aparelho aumenta esse perigo em mais de 12 vezes. Esses dados são de uma pesquisa publicada pela revista PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences). Em outra pesquisa mais recente, de agosto de 2016, divulgada pela Arteris, os resultados mostraram que 51,8% dos motoristas admitem ter essa atitude, o que só piora essa triste realidade.

Para atingir o maior número de pessoas, a Campanha “A vida adverte: respeite o trânsito” vai trabalhar também com a distribuição de flyers informativos, realizada por artistas de rua, que alertarão sobre a importância da atenção no trânsito. Nos bares da cidade, os avisos serão em formato de smartphone, distribuídos nas mesas para mostrar os perigos de falar ao celular enquanto se dirige. Além disso, a campanha vai atingir a população por meio de todos os meios de comunicação desde blogs, sites, jornais, revistas, rádios, outdoors e via redes sociais durante os meses de novembro e dezembro.

Uma luta de todos

O desafio por um trânsito mais seguro é de todos, e a prevenção depende da atuação de cada um de nós. Todos temos um papel a cumprir, em todos os meios que forem possíveis e necessários. Para atingir esse propósito, o Programa usará a hashtag #transitomaisseguro, de forma a atuar nas redes sociais com ações de estímulo em busca da mudança que Jaraguá precisa.

Com uma mensagem clara e direta, a logomarca do Programa faz alusão a uma pessoa dirigindo. A ideia é transmitir o foco e a atenção que o motorista deve ter. O símbolo “+”, que também remete à saúde, é um alerta para que os motoristas atuem em busca de um trânsito mais seguro e coloquem sempre sua vida, e a do próximo, em primeiro lugar.