Delegado aposentado e ex-prefeito de cidade paranaense é preso em Balneário Camboriú

Foto: Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/11/2016 - 23:11 - Atualizada em: 07/11/2016 - 23:13

A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira (7) a prisão de um delegado aposentado da Polícia Civil do Paraná. Wilson Ronaldo Rony de Oliveira Santos, 62 anos, também era prefeito de Japira (PR). A DIC (Divisão de Investigação Criminal) cumpriu o mandado de prisão na manhã da última sexta-feira (4), em um apartamento à beira-mar localizado na avenida Atlântica, no Centro, em Balneário Camboriú.

Doutor Rony, como era conhecido na cidade paranaense, foi condenado pelo crime de responsabilidade. Além do cumprimento do mandado, o delegado aposentado foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, uma vez que possuía em seu apartamento uma pistola pertencente à Polícia Civil do Paraná, que deveria ter sido entregue após sua aposentadoria da corporação.

De acordo com a Polícia Civil, a pena de 19 anos e oito meses de reclusão foi proferida pelo Tribunal de Justiça do Paraná em maio deste ano. Desde então, o Rony estava foragido. “A Justiça paranaense julgou procedente a denúncia crime contra o ex-prefeito de Japira, que já se encontrava afastado do cargo desde o mês de maio deste ano”, comenta a nota da Polícia Civil. O ex-prefeito foi cassado pela Câmara de Vereadores em um processo de improbidade administrativa.

O processo a que resultou na condenação a pena de prisão baseia-se em crimes ocorridos em 2001, no terceiro mandato como prefeito de Japira. Na prefeitura foram descobertos blocos de notas fiscais utilizadas em fraudes. A ação foi iniciada em 2005, com o ajuizamento de ação civil pública por improbidade administrativa com desdobramento em outra ação criminal.

Após os procedimentos, o delegado aposentado foi encaminhado para Curitiba, onde ficou preso na sede do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais) da Polícia Civil do Paraná.