Defesa Civil alerta para temporal até esta quinta (14) em Joinville

Foto Arquivo OCP News

Por: Tanara Fagundes

13/11/2019 - 17:11 - Atualizada em: 13/11/2019 - 17:23

A Defesa Civil de Joinville, com base no aviso meteorológico da Epagri/Ciram, alerta para possível temporal e ventos fortes a partir da meia-noite até as 21 horas desta quinta-feira (14/11).

O acumulado de chuva previsto varia de 40 a 60 milímetros em média, com pontuais 80 a 100 milímetros.

Recomendações

Em caso de tempestade, a recomendação é se proteger em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de qualquer objeto que possa ser arremessado.

Caso aconteça enxurrada, o ideal é não ficar próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo.

Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Em caso de alagamento e inundação, é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger