Cronograma de instalação do curso de medicina é apresentado em Jaraguá do Sul

Foto: Assessoria SES/Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/05/2017 - 22:05 - Atualizada em: 31/05/2017 - 14:31

Foto: Assessoria SES/Divulgação

Uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (29) para a apresentação do cronograma de instalação do curso de medicina em Jaraguá do Sul. O evento aconteceu na Prefeitura e contou com a participação do prefeito Antídio Lunelli, vice-prefeito Udo Wagner e o secretário de saúde Vicente Caropreso. Durante a apresentação feita pelo gestor nacional do curso de medicina da Faculdade Estácio de Sá, Silvio Pessanha Neto, foram comentados os compromissos acadêmicos, a matriz curricular, dando ênfase ao eixo em saúde da família, além das ferramentas de ensino e aprendizagem. O andamento das obras e instalações que também foram apresentadas.

Para o secretário, Vicente Caropreso, o maior investimento que um gestor de saúde tem que fazer é na qualificação dos seus profissionais, pois isso significa economia para a saúde. “Um médico despreparado, sem condições de fazer diagnóstico de tratamentos em postos de saúde, vai demandar muito mais exames do que alguém qualificado. Além do que, a não resolutividade gerada por um médico mal formado gera aumento da demanda por consultas especializadas”, pondera.

Ele ainda afirma que a boa formação médica deve ser o maior alvo a ser perseguido pela faculdade que se instala no município. “A comunidade estende a mão, mas ao mesmo tempo quer resultados com a formação de bons profissionais para que Jaraguá do Sul possa qualificar por cima o nível de medicina praticado na região, seja no atendimento de pronto atendimento, cirurgias e qualquer outro serviço de saúde prestado à comunidade”, completa.

De acordo com o gestor, Silvio Pessanha Neto, cerca de 50 acadêmicos já integrados com a rede de saúde da família devem iniciar as aulas da primeira turma do curso de medicina. As aulas devem iniciar em março de 2018. Além disso, ele ainda pontuou que foram estudadas as demandas da região e, com base nisso, ficam definidos como programas oferecidos: Medicina Geral da Família e Comunidade, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia.