Coronavírus: Criciúma segue sem casos confirmados

Por: OCP News Criciúma

13/03/2020 - 18:03 - Atualizada em: 13/03/2020 - 18:57

Mesmo sem nenhum caso confirmado em Criciúma até o momento, a Administração Municipal está em alerta e reforça as medidas de prevenção do novo coronavírus (COVID-19).

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, vice-prefeito, Ricardo Fabris, e o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, realizaram uma reunião multissetorial de esclarecimento sobre as ações de prevenção em Criciúma e região na tarde desta sexta-feira (13), no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris.

Além das ações de prevenção, também foi abordado a antecipação, planejamento e coordenação estratégica contra o vírus.

Uma das ações da Administração Municipal é preparar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, localizada na rua João Cechinel e próxima ao Hospital São José, como um centro de triagem para atender os eventuais casos relacionados ao COVID-19.

Em consequência disso, a atual estrutura da UBS será transferida para o novo prédio na rua João Pessoa nos próximos dias.

Além disso, a Vigilância Epidemiológica divulgará boletins diários sobre a situação em Criciúma.

A campanha com medidas de prevenção, que circula desde fevereiro no município, vai ser reforçada para a população com a divulgação nos meios de comunicação.

“Temos há algum tempo um comitê para discutir as medidas contra o coronavírus. Tomamos as devidas providências, assim como em 2010 com o H1N1. Não é motivo para pânico, mas é preciso se prevenir”, frisou Salvaro.

Até o momento, nenhum evento da cidade está cancelado.

O Plano de Contingência Municipal foi apresentado pelo secretário de Saúde e visa a antecipação e prevenção quanto à possibilidade de confirmar a presença de coronavírus no município e na região.

“Cada distrito, que é como nós chamamos as cinco regiões de Criciúma, terá um profissional para fazer o atendimento domiciliar caso necessário. Aqui também fica claro a importância de fazer um centro de triagem como referência”, ressaltou Casagrande.

Ao final do evento, os infectologistas Mônica Junckes e Roberto Oening se colocaram à disposição para tirar dúvidas e dar orientações sobre a doença.

Estiveram presentes as equipes multissetoriais da Saúde, prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), denominações religiosas, entidades de segurança, Defesa Civil, imprensa e outras entidades.

Capacitação para profissionais da Saúde

As equipes multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde passaram por mais uma capacitação sobre a situação atual e as procedências do novo coronavírus, também na tarde desta sexta-feira (13).

Ainda durante o encontro, foi abordado o Plano de Contingência Municipal, que traz orientações em relação ao atendimento e níveis de resposta.

O Plano de Contingência deve ser liberado para os profissionais de saúde, ainda, neste fim de semana.

Recomendações da Vigilância Epidemiológica/Setor de Agravos:

• Primeiramente sem pânico, apesar do cenário mundial, não temos nenhum caso confirmado até o momento no município, portanto é tempo de intensificarmos as medidas de prevenção e controle, para fazermos uma história diferente;
•Lave sempre as mãos;
• Cubra o rosto quando tossir ou espirrar (de preferência com o ombro e o antebraço);
• Desconsiderem informações recebidas de fontes não oficiais. As fontes oficiais são: Vigilância Epidemiológica do município; Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (DIVE), Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial de Saúde (OMS);
• Evite aglomerações e circulação por locais com grande número de pessoas;
• Evite beijos, abraços e apertos de mão;
• Mantenha os ambientes arejados;
• Visitas aos idosos podem esperar. Os idosos são a população mais vulnerável, portanto cabe protegê-los e dentro do possível utilizar os meios de comunicação;

• Ao apresentar sinais e sintomas de alerta procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Muito importante evitar idas desnecessárias aos serviços de urgência, para evitar risco maior.