Com aumento de 94% no número de acidentes, blitze serão reforçadas no trânsito de Blumenau

Por: Felipe Elias

04/07/2020 - 20:07 - Atualizada em: 04/07/2020 - 20:31

Blumenau registrou um aumento substancial no número de acidentes de trânsito nos últimos três meses. Grande parte dessas ocorrências resultou em vítimas que necessitaram de atendimento médico. Segundo levantamento da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), de abril para junho, houve um acréscimo de 94% neste tipo de acidente com maior gravidade. Devido a isso, o órgão decidiu intensificar as blitze no município.

O médico e coordenador técnico da Secretaria de Promoção da Saúde, Marcus Vinicius Campos Rosa, aponta que os acidentes graves ocasionam politraumas nas vítimas e com isso é necessário internação nos hospitais.

 

“Estes números preocupam ainda mais em uma pandemia, pois são internações evitáveis, reduzindo o número de leitos de UTI e enfermaria, que poderiam estar à disposição de pacientes com Covid-19. Além de onerar em muito as unidades de saúde”, completa.

 

Em abril, um mês após o início da pandemia em Blumenau, a Seterb registrou 150 acidentes, sendo 65 com vítimas que precisaram receber atendimento médico. Em maio, foram 222 ocorrências e em 121 delas houve necessidade de acionamento das equipes de emergência. Já em junho, foi registrado o maior número de ocorrências em 2020, chegando a 235, das quais 126 resultaram em vítimas que receberam algum tipo de assistência médica.

Para tentar frear este crescimento em meio à pandemia, a fiscalização será feita em pontos estratégicos da cidade, onde há maior incidência de ocorrências e registro de infrações de trânsito. A Prefeitura ressalta que nestas ações não será utilizado o radar móvel.

Para o secretário de Trânsito e Transportes, Lairto Leite, o intuito da medida não é multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado. “A atuação dos agentes de trânsito é essencial para que a população respeite as normas e assim evite acidentes, que resultam em lesões graves, mas também podem ocasionar mortes”, explica.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul