Com a falta de chuva, ocorrências de incêndios em mata aumentam no Vale do Itapocu

Por: OCP News Jaraguá do Sul

15/09/2017 - 19:09 - Atualizada em: 18/09/2017 - 12:16

Dois incêndios em mata ocorridos nesta quinta-feira (14) em Corupá e Schroeder deixaram as guarnições dos bombeiros voluntários em alerta na região. Com o tempo seco e sem chuva, a possibilidade de haver ocorrências do tipo no Vale do Itapocu. Nos dois casos, os combatentes se depararam com terrenos íngremes e com difícil acesso, o que acaba complicando o combate às chamas.

“Estamos em uma época com uma quantidade de chuva abaixo da média. Essa condição acaba aumentando a probabilidade de incêndios em vegetação. Há alguns cuidados básicos que precisamos ter no dia a dia. Quando for fazer uma queimada, é preciso ter cuidado e ver se esse fogo não pode se alastrar. As pessoas perdem o controle do fogo e acabam acontecendo esses acidentes”, comenta o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vicenzi.

Além das queimadas, há outros fatores que podem contribuir para os incêndios em mata. “Com a temperatura aumentando e o sol irradiando calor, se tiver algum vidro ou espelho, há a possibilidade de acontecer um incêndio. Se você jogar uma bituca de cigarro para fora do veículo em uma rodovia, é possível que a movimentação constante do vento faça com que haja um incêndio e ele fique fora do controle rapidamente”, ressalta Vicenzi.

O clima com calor, sol e tempo seco deve continuar nos próximos dias. Segundo o meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) Erikson de Oliveira, há condição de chuva para o próximo domingo. “Uma frente fria deve avançar sobre o Norte do Estado e deve trazer chuva na tarde e noite de domingo. Apesar de vir com um volume baixo, deve amenizar essa condição de umidade baixa”, afirma Oliveira.

Dois grandes incêndios em um dia

Um incêndio de grandes proporções foi registrado nesta quinta-feira (14), na BR-280, em Corupá. A ocorrência foi registrada às 17h30. Guarnições dos Bombeiros Voluntários de Corupá e Jaraguá do Sul foram enviadas ao local para fazer o combate às chamas. Cerca de 8 mil litros de água e quatro caminhões de combate a incêndio foram utilizados para apagar o fogo. Ao todo, 15 bombeiros combateram durante três horas e meia as chamas. O trânsito na rodovia foi interditado pela Defesa Civil.

Outra ocorrência foi registrada nesta quinta-feira (14), em Schroeder (FOTO). Por volta das 12h40, o Corpo de Bombeiros Voluntários recebeu várias ligações informando um incêndio na rua Antônio Carlos Cizério, no bairro Itoupava-açu. Foram utilizados abafadores para evitar que o fogo se alastrasse. Os bombeiros voluntários levaram duas horas para controlar o as chamas. O fogo atingiu uma área de aproximadamente 16 mil metros quadrados.

Foto: BVS/Divulgação