Chuva atinge mais de 28 mil catarinenses em 90 municípios

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/06/2017 - 13:06 - Atualizada em: 07/06/2017 - 13:30

*Com informações da assessoria de imprensa

A Secretaria de Estado da Defesa Civil divulgou, às 8h desta quarta-feira (7) mais um boletim das chuvas em Santa Catarina. O número de pessoas atingidas chega a 28.818 em 90 municípios. As cidades de Rio do Sul e Lages seguem com a situação mais crítica, com 21 abrigos com 960 pessoas e 6 abrigos com 406, respectivamente. Em todo o Estado são 2.367 pessoas desabrigadas, 21.395 desalojados e 8.728 residências atingidas.

Conforme a previsão do tempo da Epagri/Ciram a chuva segue até a quinta-feira. “Há chances de termos até aberturas de sol em algumas regiões do Estado, como o Norte e Litoral, na quinta-feira. As chuvas começam pela manhã do Oeste se deslocando gradativamente para as outras regiões. A frente fria que atua, pode trazer pancadas de chuva moderadas a forte, descargas elétricas e temporais localizados”, explicou o meteorologista Clóvis Correa.

O secretário adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, informa que a Defesa Civil continua em alerta em todos os municípios, especialmente nas cidades das regiões do Oeste, Planalto Serrano e Vale do Itajaí. As equipes da Defesa Civil estadual, com as unidades municipais e outros órgãos como os batalhões dos bombeiros, estão trabalhando constantemente em atendimento às situações de emergência.

Para acionar a unidade municipal da Defesa Civil, basta ligar para a central 199.

Previsão da Epagri/Ciram

Para sexta-feira (9), a previsão indica a possibilidade de chuva fraca na madrugada em todas as regiões, melhorando gradativamente com aberturas de sol já na manhã.

O meteorologista informou que com a saída da frente fria do Estado no período da madrugada, haverá uma queda significativa nas temperaturas, devido a chegada de uma massa de ar polar. Com isso, a umidade que ainda deve permanecer, possibilita a chance de  neve no Planalto Sul e Meio-Oeste.

Já para o sábado, uma boa notícia aos catarinenses, a previsão é de tempo seco e ensolarado em SC. A temperatura segue baixa, próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do Estado, com condições de geada ampla. O frio será intenso também no Litoral, com mínima de 4°C a 6°C.

A tendência de domingo (11), até a terça-feira (13), é de tempo mais firme com sol entre nuvens em Santa Catarina, sem previsão de chuva. A partir da quarta-feira (14), há indicativo de chuva frequente novamente no Estado, com acumulados significativos, devido a frente que deve ficar estacionária no Sul do Brasil.