Centro concentra incidência de escorpiões em Jaraguá do Sul

Foto: Arquivo Pessoal/OCP News

Por: Claudio Costa

22/08/2018 - 09:08 - Atualizada em: 22/08/2018 - 10:14

O setor de Zoonoses da Prefeitura de Jaraguá do Sul fez cinco registros de encontro de escorpiões em Jaraguá do Sul. Os casos aconteceram entre abril e agosto 2018. Todas as ocorrências foram registradas no Centro.

Na segunda-feira (20), uma moradora encontrou mais um dos bichos peçonhentos na região central da cidade. Desta o bicho foi visto na calçada rua Expedicionário Gumercindo da Silva.

Sara dos Anjos, 21 anos, estava indo para o trabalho e se deparou com um escorpião-amarelo. O encontro com o animal aconteceu na frente de um supermercado e próximo de uma creche.

“Eu acabei pisando no escorpião porque fiquei com bastante medo. Um bicho desses pode até mesmo matar”, comenta.

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Jaraguá do Sul, órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde, nenhum caso de picada foi registrado em Jaraguá do Sul em 2018.

Mas, em novembro de 2017, uma mulher de 40 anos foi picada no pé por um escorpião-amarelo em sua residência, no Centro. A vítima foi levada para o Hospital São José. Após receber o soro antiescorpiônico, a mulher foi curada. Ela não teve sequelas causadas pelo incidente.

Animais são identificados na Capital 

Após a captura, os bichos são enviados para Florianópolis, onde são analisados e identificados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do governo do Estado, que também faz um controle dos casos ocorridos em Santa Catarina. Um dos animais foi identificado como um escorpião-amarelo.

No caso de uma picada, os adultos devem ser levados para o Hospital São José e as crianças para o Hospital Jaraguá.

“É importante frisar que é preciso ficar atento a esses bichos. Se houver qualquer acidente, é preciso levar as pessoas para uma dessas unidades. Se a pessoa encontrar um animal, ela deve ligar para o telefone 0800 642 0136 para que o setor de Zoonoses faça o recolhimento”, comenta o supervisor da Vigilância Epidemiológica Giovane Carvalho Lombardi.

Escorpiões em Jaraguá do Sul em 2018

3 – avenida Marechal Deodoro da Fonseca
1 – rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira
1 – rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira

Quer receber as notícias no WhatsApp?