Bombeiros que realizaram parto durante enchente são homenageados em SC

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/07/2017 - 18:07 - Atualizada em: 02/07/2017 - 16:00

Os bombeiros militares que realizaram um parto durante um resgate na enchente em Rio do Sul foram homenageados na terça-feira (27). As moções de aplausos aos homens que participaram do socorro foram entregues na Câmara de Vereadores de Mafra. O caso aconteceu no dia 5 de junho, na localidade de Bonfim.

SAIBA MAIS:

– Mulher dá à luz durante resgate em enchente, em Rio do Sul

Entre os bombeiros militares que realizaram o parto, estavam Diego Alexandre Barbosa e Alan Giovani Moraes, naturais da cidade de Mafra, mas que atualmente trabalham em Rio Negrinho. O soldado Evandro Carlin, também natural de Mafra, que juntamente com o soldado Cleiton Luis Fuck, natural de Santa Cecília, atuam em São Bento do Sul. O bombeiro comunitário, Leonardo Graciano, natural de Rio do Sul, também auxiliou na ocorrência.

Os bombeiros anteriormente citados integram a Força-Tarefa do 9º BBM (FT-09). A equipe possui uma estrutura independente, na qual bombeiros de cidades não afetas por desastres podem atuar de forma autossuficiente, auxiliando o efetivo de Municípios atingidos por algum tipo de desastre (enxurradas, enchentes, incêndios florestais, deslizamentos).

Segundo a Câmara de Vereadores de Mafra, a moção se justifica pelo empenho da equipe em resgatar Agnes Klann, 23 anos. Os bombeiros realizaram o parto da gestante em meio à chuva alagamentos e perigos constantes. A equipe teve que atravessar diversas áreas de alagamentos e um rio que estava 10 metros acima do nível normal.

Os bombeiros militares envolvidos na ocorrência tiveram que andar por 40 minutos com a gestante para tentar chegar ao barco, mas o parto acabou ocorrendo no mato, sob frio e chuva. O menino nasceu com 3,550 kg e 49 centímetros, por volta das 22h, no bairro Sumaré, interior do Rio do Sul.