Aves apreendidas pela polícia são libertadas pela Fujama

Alguns pássaros serão enviados a um centro de reabilitação | Foto Divulgação/Fujama

Por: Gabriel Junior

16/01/2019 - 18:01 - Atualizada em: 16/01/2019 - 18:58

Biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente fizeram, na manhã desta quarta-feira (16), a soltura de aves silvestres apreendidas durante uma ocorrência policial em Jaraguá do Sul. De acordo com o biólogo Gilberto Ademar Duwe, na segunda-feira (14), a Fujama foi acionada pela Polícia Civil para dar destino aos 15 pássaros que foram encontrados em gaiolas, numa residência onde a polícia fez uma operação contra o crime de receptação.

Apesar de não ser objeto da apreensão, os policiais verificaram que as aves não possuíam registros e, por isso, recolheram as gaiolas e encaminharam à Delegacia de Polícia, sendo que o proprietário responderá por mais este crime ambiental. Segundo Duwe, entre as espécies encontradas havia canários-da-terra, curió, azulão, tiê-sangue e bigodinho.

As aves passaram por uma avaliação pela equipe da Fujama. No momento da soltura, numa área de preservação distante do perímetro urbano de Jaraguá do Sul, dez pássaros voaram para a mata, quatro permaneceram próximos aos biólogos e um nem saiu da gaiola. Segundo o biólogo, pelo fato de terem sido criados em cativeiro, as aves se mostraram muito mansas e teriam dificuldades para encontrar alimentos na natureza, pois se acostumaram a serem alimentadas pelos humanos. “Por isso, as cinco serão enviadas ao centro de reabilitação em Florianópolis”, explica.

Quer receber as notícias no WhatsApp?