Acusado de assassinato em Massaranduba está no Presídio Regional

Por: OCP News Jaraguá do Sul

17/01/2018 - 09:01 - Atualizada em: 20/01/2018 - 08:20

Acusado de matar Jaison Moacir Volpi, o trabalhador rural Adelir José Siqueira, de 32 anos, passou por uma audiência de custódia na tarde desta terça-feira (16), no Fórum de Jaraguá do Sul. A prisão preventiva foi decretada e Siqueira foi levado para o Presídio Regional. Ele se entregou e foi preso na noite desta segunda-feira (15), após perceber que estava sendo procurado por equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar no interior de Massaranduba, cidade onde aconteceu o crime.

Siqueira não tinha antecedentes criminais, morava há alguns anos em Massaranduba e trabalhava no corte de banana, palmeira e de eucalipto, além de prestar serviço em outras culturas. De acordo com o delegado André Beckman, que preside o inquérito, o acusado nasceu em Campo Erê, no Oeste de Santa Catarina, e viveu alguns anos no Paraná. Depois de morar no estado vizinho, ele veio morar em SC. “Ele é uma pessoa simples, de baixa instrução, do campo, sem mentalidade voltada para a criminalidade”, conta Beckman.

O trabalho de investigação foi rápido e durou cerca de dois dias, pois haviam muitas testemunhas e informações sobre o assassinato, que será qualificado por motivo fútil. “No domingo, a Polícia Civil em Massaranduba procurava provas, realizou a intimação de todas as testemunhas oculares e o suspeito foi identificado. Na segunda, houve a tomada de depoimentos e, a partir do momento em que a gente reuniu todas as informações, tive a oportunidade de representar pela prisão temporária. Enquanto eu estava na delegacia, uma equipe da Polícia Civil estava em campo correndo atrás para localizar o suspeito”, conta Beckmann.

Durante todo a segunda, equipes da Polícia Civil e da Agência de Inteligência da 2º Companhia do 14٥ Batalhão de Polícia Militar buscaram informações com amigos do suspeito. “Ele estava escondido e os amigos tentaram nos despistar. O Adelir chegou a ver a gente vistoriando o local, mas ele se escondeu muito bem. Depois, amigos conversaram com ele, contaram da situação e ele acabou se entregando. No depoimento, ele disse que não estava habilitado, tinha bebido e tinha medo de ser preso. Tomou uma atitude impensada, absolutamente inconsequente, e afirmou que não era a intenção dele, porém já está feito e vai ter que responder na Justiça por isso”, aponta.

Crime banal

O assassinato de Jailson aconteceu após uma briga de trânsito. A vítima estava jantando com a família em uma lanchonete na rua 11 de Novembro, no Centro, por volta das 19h de sábado (13). Adelir perdeu o controle da motocicleta e bateu no carro de Volpi, que estava no estacionamento. Após uma discussão, Jailson disse que chamaria a Polícia Militar e levou uma facada no peito.

Os Bombeiros Voluntários socorreram Jailson e ele foi levado para o Hospital São José, mas morreu na madrugada de domingo (14). Ele trabalhava na Weg, tinha mulher, uma filha de quatro anos e um filho de um ano. O enterro de aconteceu na manhã de segunda, no Cemitério do bairro Guarani-mirim.