Tubarão martelo é capturado em Itapema

Por: OCP News Jaraguá do Sul

11/12/2016 - 16:12 - Atualizada em: 11/12/2016 - 16:24

Com informações do jornal Notícias do Dia.

Um tubarão martelo com mais de dois metros e quase cem quilos foi capturado hoje na orla de Meia Praia, em Itapema. Ele ficou enrolado em uma rede de pesca e morreu. A retirada do animal da praia reuniu pescadores e chamou bastante atenção, mesmo em meio à chuva que cai na região desde o começo da manhã.

Essa espécie de tubarão não é considerada agressiva, mas a captura é proibida, segundo informa o Ministério do Meio Ambiente. Nessa época do ano eles circulam pelo Atlântico e são atraídos por cardumes de peixes como a corvina, que são alvo dos pescadores da região. Mesmo assim a presença dele não é problema para quem frequenta as praias da região. A mesma espécie foi capturada acidentalmente em Barra Velha, no mês passado.

Foto: Divulgação/Jornal Itapema

Foto: Divulgação/Jornal Itapema

O peixe, no entanto, está em processo de extinção e não deve ser capturado intencionalmente por nenhum pescador. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o tubarão martelo corresponde a 23% da população de tubarões existente no mar e está classificado como em estado de sobrepesca ou vulnerável. O Brasil aderiu a uma série de convenções internacionais que buscam coibir a pesca incidental de espécies ameaçadas.

Em Itapema, o animal foi colocado no carro de um dos pescadores, que informou que o levaria para casa para “limpar”.