14º BPM reforça o policiamento durante a Operação Tiradentes 3

Durante 24 horas, o 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) realizou a Operação Tiradentes 3 – Adsumus em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá.

Até às 7h da manhã desta quinta-feira (25), 89 policiais militares realizaram o atendimento de 238 ocorrências, a abordagem de 462 pessoas, a prisão ou apreensão de outras 11 em flagrante e captura de dois foragidos.

Policiais militares receberam briefing sobre a operação e realizaram formação no quartel | Foto: Cláudio Costa/OCP News

De acordo com o comandante da 12ª Região de Polícia Militar, coronel Amarildo de Assis Alves, a operação ocorreu em todo o país e foi uma determinação do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, do qual o comandante-geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, é presidente.

O objetivo foi testar a capacidade de mobilização das corporações e colocar o maior número de policiais e bombeiros militares nas ruas e a serviço da sociedade.

A equipe do OCP acompanhou a operação com a guarnição chefiada pelo comandante do 14º BPM, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer.

Durante o período, os policiais militares apoiaram uma barreira de trânsito, realizaram abordagens a veículos suspeitos, verificaram alvarás de estabelecimentos e rondas nos bairros Centro, Vila Lenzi, Chico de Paulo, Parque Malwee e Tifa Martins.

Foram empenhadas 35 viaturas na operação | Foto: Cláudio Costa/OCP News

A primeira parada da guarnição do comando da operação ocorreu em uma barreira de trânsito rua Epitácio Pessoa, no Centro.

De acordo com Reisdorfer, além do  policiamento ostensivo de trânsito, a ação busca, através de uma amostragem, fiscalizar a situação dos veículos que trafegam na cidade.

Em uma barreira, o motorista deve trafegar devagar, abrir os vidros e ligar a luz interna do carro. Durante a operação, foram retidos 37 veículos irregulares e 145 autos de infração de trânsito confeccionados.

Durante as 24 horas da operação, foram retidos 37 veículos irregulares | Foto: Cláudio Costa/OCP News

Diversas abordagens

A equipe saiu da barreira e logo observou um Chevrolet Astra rebaixado trafegando. O automóvel foi acompanhado e abordado no antigo posto Marcolla.

“O veículo estava em atitude suspeita, se esquivando da viatura. Durante a abordagem, descobrimos que o motorista foi condenado por tráfico de drogas e está com o seu alvará de soltura. Aqui, conferimos a situação penal dele e os documentos do carro”, conta o tenente-coronel.

Quatro homens foram abordados e um deles assinou um termo circunstanciado por posse de maconha | Foto: Cláudio Costa/OCP News

Em seguida, o comandante avista uma conveniência do outro lado, na rua Joaquim Francisco de Paulo, no bairro Chico de Paulo.

Lá, houve uma abordagem rápida. Os policiais verificaram que não há alvará no estabelecimento. Reisdorfer orientou o proprietário a buscar a legalização do local e pediu que fosse fechado às 22h.

Após, um carro que chegava no local foi abordado pelos PMs e os quatro homens revistados.

Revista minuciosa foi feita no veículo | Foto: Cláudio Costa/OCP News

Aparentemente tudo estava legal com o veículo e os abordados, mas o PM que fazia a revista encontrou farelo de maconha em um dos bancos. Após uma verificação mais rebuscada no Volkswagen Gol, o policial militar constata que não há mais drogas.

Um dos envolvidos, apontado como o portador do entorpecente, assinou um termo circunstanciado. Todos foram liberados no local da ocorrência.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?