14º BPM pode receber duas turmas de formação de soldados

Batalhão sediou formação dos PMs do PPT. Foto: Eduardo Montecino/OCP

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/02/2017 - 13:02 - Atualizada em: 27/02/2017 - 13:17

Reportagem de William Fritzke para o jornal O Correio do Povo.

O comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Gildo Andrade, está confiante na possibilidade de que novamente a cidade seja sede de turmas de formação do curso de soldados da PMSC. A expectativa foi gerada depois que o governador Raimundo Colombo e o vice, Eduardo Pinho Moreira, assinaram no dia 20 de fevereiro, em Florianópolis, a chamada de 1.084 novos policiais militares aprovados no último concurso público. Trata-se da maior convocação da história da PM. No ato, o governador anunciou ainda que no segundo semestre deste ano também serão chamados novos policiais civis e técnicos do IGP. Também será realizado um novo concurso para o Corpo de Bombeiros Militar.

Com isso, o comando já se mobilizou para trazer para a cidade pelo menos duas turmas de formação. “Nós estamos ansiosos no sentido de que venhamos a ser agraciados com a realização de duas turmas de 30 policiais cada, aqui em Jaraguá do Sul. Com essas duas turmas, nossa ideia é de que pelo menos 30 permaneçam na área do batalhão e os outros 30 fiquem à disposição da PM para emprego em outros municípios do Estado.

Estamos trabalhando muito forte nas questões técnicas e políticas, inclusive com um documento de 23 páginas, onde mostramos que, tirando Florianópolis, somos um dos únicos batalhões com uma melhor estrutura para formação, pois contamos com biblioteca, academia, centro de treinamento, tatame, duas salas de aula, bons professores.

Isso tudo está no documento que foi enviado ao comandante geral da PM, e que também está nas mãos de políticos para chegar às mãos do secretário de segurança, pois não só queremos formar mais policiais, mas, também, ter um reforço no efetivo”, afirmou o comandante Gildo Andrade.

Os novos policiais militares são os excedentes do último concurso da categoria realizado em Santa Catarina, pelo qual já foram chamados 711 aprovados. O curso de formação terá início no dia 2 de maio, em diferentes unidades do Estado. A formatura está prevista para a primeira quinzena de dezembro, quando os novos policiais serão incorporados aos batalhões.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hemm, explicou que os novos profissionais serão distribuídos de acordo com critérios técnicos, como, por exemplo, aumento populacional de cada município, número de ocorrências locais e demandas reprimidas.

Reforço traria duas viaturas a mais na rua

Segundo o comandante Andrade, com os 30 novos policiais, a ideia era de que 16 ficassem em Jaraguá e os demais fossem para as cidades vizinhas. “Com 16 policiais a mais, iriamos reforçar nosso carro-chefe, a rádio patrulha, que teria duas viaturas a mais rodando 24 horas por dia nas ruas da cidade”, afirmou.