Wally Hornburg divide a rotina entre trabalhos voluntários e a administração da empresa em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

04/10/2019 - 16:10 - Atualizada em: 04/10/2019 - 17:35

A humildade resume os anos de estrada da empresária Wally Borchardt Hornburg em Jaraguá do Sul e na empresa que atua há mais de 66 anos. Além de se fazer presente todos os dias na HC Hornburg – Carrocerias Frigoríficas gerindo o negócio, encontra tempo para trabalhos voluntários na Comunidade Luterana.

Embora estes atos sejam dignos de elogios, a empresária não gosta de “aparecer”. Foram raras as vezes, nestes 70 anos de voluntariado, em que autorizasse a divulgação de quaisquer destes atos.

Mesmo com essa rotina dividida, a empreendedora de 84 anos, não mede palavras ao dizer que se não tivesse a empresa para trabalhar e ocupar a mente, não estaria mais viva. Mulher forte, determinada e mãe de dois filhos, teve que ser multitarefa para cuidar da casa e ainda ajudar a construir o seu legado.

Betina Borchardt | Foto: Matheus Wittkowski – OCP News

Betina Borchardt, gerente administrativa e braço direito de Wally na empresa diz que aprende com a empresária algo novo todos os dias, e que considera surpreendente a garra e determinação da fundadora.

“Nós brincamos que ela se “dá ao luxo” de chegar as 8h da manhã por conta da idade. Se dependesse dela, chegaria ainda mais cedo”, conta Betina.

Legado em família

Foi em conjunto do marido, Heinz que Wally construiu a empresa e foi ele quem a ensinou a gerir o negócio pelo básico: vender, cobrar, comprar e contratar. Ao mesmo tempo que exercias tarefas administrativas, Wally era a responsável pela alimentação e roupas dos funcionários que moravam na empresa junto com eles.

Mesmo depois de todos esses anos, ela não tem reclamações sobre sua rotina. Segundo a empresária, uma de suas maiores satisfações é estar com as pessoas. “Também é poder acompanhar e fazer parte da história, podendo contribuir até os dias de hoje”, complementa.

Foto: Matheus Wittkowski – OCP News

Durante todos os anos da empresa, Wally ressalta que nem sempre ocorreu tudo bem. Em alguns momentos teve que se desdobrar para cuidar do negócio, da família e buscar capital para investir e trazer matéria-prima para atender a todos os pedidos.

Perseverança e esforço

Como ex-dona de casa, que construiu uma empresa consolidada durante os últimos 66 anos de sua vida, Wally afirma, a quem tem o sonho de empreender, que não existe sucesso sem atitude.

“Para que algo dê certo, é preciso que seja criado e para isso correr riscos é um processo necessário. Mesmo que os riscos sejam planejados e estudados, eles ainda serão riscos”, conclui.

Onde encontrar

A HC Hornburg fica na Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1479, no Centro de Jaraguá do Sul. Entre em contato através do telefone (47) 3274-1200. Acesse o site oficial da marca e acompanhe no Facebook.